aumentar as vendas do supermercado na Páscoa

Como aproveitar a Páscoa para aumentar as vendas do supermercado

Obviamente, quando falamos em Páscoa a primeira lembrança que nos ocorre é o chocolate. Porém, ele não é a única atração da data. Mas como aumentar as vendas do supermercado na Páscoa em outros setores do varejo também? A tarefa pode ser um pouco difícil e exige planejamento, mas não é impossível e em troca gera boas vendas adicionais.

Para isso, é preciso observar que o mercado em geral apresenta um cenário de muita concorrência e dinamismo, o que exige do varejista encontrar maneiras de se destacar entre os demais estabelecimentos para atrair a atenção e a preferência dos consumidores.

Quer saber como? Descubra a seguir 7 maneiras de aumentar as vendas do supermercado na Páscoa.

1. Diversificar os produtos

Quanto mais os fabricantes investem em novidades no setor alimentício, mais os consumidores apuram o paladar. Além disso, com o processo de produção em massa, muitos clientes têm optado pelas experiências pessoais e exclusivas, buscando fugir do comum.

Ou seja, oferecer um produto diferenciado conquista a simpatia dos consumidores que anseiam por novidades e originalidade. Ao invés de expor nas prateleiras apenas os produtos populares e industrializados, uma alternativa é investir em chocolates artesanais, com sabores e texturas diferentes, aromas diversificados e embalagens modernas.

Outra opção é apostar em nichos, como a parcela da população intolerante a glúten ou lactose, por exemplo. Ao mostrar para o consumidor que ele é representado no seu comércio com certeza você conquista sua preferência.

2. Investir em outros itens populares da época

Outros produtos também são bastante consumidos na data, como colomba pascal, bacalhau e vinho do porto, e não somente chocolates. Portanto, instalar pontos extras no estabelecimento com destaque para outros produtos populares é uma ótima maneira de impulsionar as vendas.

Oferecer mais variedade ao consumidor é importante porque a possibilidade de atingir vários segmentos aumenta de forma considerável. Basta usar a criatividade e investir em pontos atrativos para expor e valorizar mercadorias atraentes para o fim de semana da Páscoa.

3. Oferecer brindes

Brindes promocionais são excelentes ferramentas de marketing, pois ajudam a reforçar a imagem do estabelecimento na lembrança dos clientes. Ademais, oferecê-los também é uma forma carinhosa de agradecer as pessoas pela preferência.

Oferecer brindes aos consumidores agrega valor à marca e demonstra aos compradores a importância que eles têm para a empresa, especialmente em uma época marcada por confraternização e presentes.

Podem ser itens personalizados, como canetas e blocos de papel ou ainda ovos de chocolate em compras de ticket mais alto. O importante é atingir os consumidores e demonstrar reconhecimento e consideração por eles.

4. Incorporar o clima da Páscoa

Já reparou como o marketing é intenso em épocas comemorativas? Esse apelo é importante para facilitar que o consumidor entre no clima e se contagie com as festividades.

Assim, ambientar o estabelecimento com representações da Páscoa é fundamental para que o público fique atraído pelos itens da data, investindo em apelo visual e deixando os locais atraentes e com decoração colorida e alegre.

Também é útil levar a temática para a divulgação digital, no site da loja e nas redes sociais. Fazer publicações criativas e originais incentivando os usuários a compartilharem suas percepções e sentimentos, atingindo assim, um maior número de pessoas.

Nesse contexto digital, pode-se aproveitar a facilidade e o alcance das redes sociais para aumentar as vendas do supermercado na Páscoa também fazendo anúncios locais que atraiam clientes novos e que residam próximos ao negócio.

5. Promover o consumo através de dicas de harmonização

A gastronomia nunca esteve tão em alta. Com a popularidade dos canais e programas de culinária, o interesse das pessoas por receitas diferenciadas aumenta a cada dia.

Uma boa estratégia de vendas, em vista disso, é influenciar o consumo de itens específicos das datas comemorativas através da divulgação de dicas de harmonização, pratos festivos e receitas mais robustas.

Isso pode ser feito utilizando os canais digitais para compartilhar conteúdos exclusivos e investindo em encartes com sugestões de receitas e dicas de como harmonizar pratos e bebidas — sempre oferecendo esses produtos no estabelecimento.

6. Investir em promoções

Além da distribuição de brindes, outra maneira eficiente de atrair clientes é com promoções. Especialmente nesta data, quando o apelo de vendas é grande, o mercado fica ainda mais competitivo. Por isso, encontrar formas de se destacar entre a concorrência é essencial.

Muitos comércios realizam promoções pós-data comemorativa, atraindo posteriormente os consumidores que deixaram para adquirir os itens. No entanto, oferecer produtos com valores atrativos durante os preparativos da comemoração é garantia de atração e de presença dos clientes.

Para esse objetivo, negociar preços com fornecedores e oferecer valores convidativos aos consumidores junto a alto sortimento são atividades-chave. Assim, o público pode fazer todas as compras em um único estabelecimento: o seu.

7. Personalizar o atendimento

Com tantas possibilidades disponíveis no mercado, se destacar entre a concorrência requer destreza e perspicácia. Afinal, ser apenas mais uma opção não é sinônimo de sucesso.

Se a intenção é sobressair-se, criar um ambiente diferenciado e personalizado para promover experiências únicas aos consumidores é algo interessante. Então, a equipe deve ser treinada para estar atenta às necessidades dos clientes e saber aproveitar as oportunidades de vendas que podem surgir no dia a dia.

A Páscoa é uma data que remete à família, confraternização e harmonia, atributos que podem ser explorados durante o atendimento, criando um ambiente agradável e acolhedor. Um atendimento personalizado é sinal de cuidado e atenção com o comprador, características muito valorizadas por eles.

É necessário aproveitar as diversas possibilidades de oferecer itens e produtos diferenciados e fomentar as vendas do comércio.  Afinal, as datas comemorativas são oportunidades valiosas para atingir o público e estreitar laços com ele.

Desfrute o clima harmonioso da Páscoa para disponibilizar produtos de qualidade, opções variadas e promoções especiais — e conquiste ótimos desempenhos de vendas.

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