degustação de produtos no supermercado

Como organizar uma degustação de produtos no supermercado

Por diversos fatores, promover degustação de produtos ajuda o supermercado a aumentar as vendas de determinada mercadoria. Mas para ter esse resultado é necessário ter muito cuidado com os detalhes da ação.

Apenas escolher qualquer item e dar amostras dele dentro do comércio não é fazer uma degustação bem planejada, e por isso a promoção pode não dar o retorno esperado.

Então, atente aos pontos que abordaremos para criar as suas degustações e fazê-las elevar as vendas.

Escolha do profissional

O ideal é contratar um promotor especializado em fazer as demonstrações, com aptidões para abordar o público, lidar com ele e falar sobre as especificações do produto, o que pode ser feito em parceria com o fornecedor. Também em parceria, o fornecedor pode prover esse profissional, algum promotor interno que a empresa mantenha.

Como última opção, um funcionário do supermercado pode ser designado para a função, mas precisa ser instruído para estar preparado.

De qualquer forma, o promotor deve saber como fazer a comunicação necessária para esse tipo de ação e estar a par de todos os detalhes do produto para falar sobre ele e responder a perguntas dos consumidores.

Escolha do produto

Em geral, é indicado que os produtos escolhidos sejam aqueles que geram grandes margens de lucro, como bebidas alcoólicas — principalmente de linhas premium —, cafés, sucos especiais e produtos de padaria. Além das boas margens para o comércio, são itens que proporcionam boas experiências multisensoriais aos degustadores.

Também é interessante selecionar mercadorias que não precisem de grande preparo prévio ou manutenção de condição constante, pois podem dificultar a promoção. Porém, se for possível, e positivo para o supermercado, fazer um investimento um pouco maior para oferecer tais itens, isso pode ser feito. Por exemplo, a cerveja, que no Brasil é consumida bem gelada, pode ser mantida em carrinho térmico ou refrigerado de degustação de produtos para manter a temperatura de consumo.

Definição do local de exposição

A localização da degustação tem como objetivo gerar demanda adicional de vendas para determinado item. Por isso, deve ser estratégica: estar onde há maior circulação de pessoas.

Caso o supermercado não seja pequeno, pode ocorrer de alguns compradores não passarem pela degustação se andarem apenas por alguns corredores e não por outros. Neste caso, dois pontos de alta circulação em áreas opostas podem ser instalados. Inclusive, um ponto extra de demonstração pode ficar na entrada do supermercado, por onde todos devem passar, se houver espaço físico suficiente e não atrapalhar a passagem dos clientes.

Se o comércio utiliza alguma tecnologia de monitoramento de circulação, como mapa de calor, basta visualizar os relatórios para saber qual localização escolher.

Definição da data

A data também precisa ser definida pela circulação, pois dias e horários com pouco movimento não apresentam volumes suficientes de público para gerar a demanda adicional esperada de vendas.

Aliás, observando os dias e horários da semana nos quais há maior movimentação, o supermercado pode criar uma agenda para degustações contínuas, podendo explorar várias mercadorias diferentes.

Também é necessário atentar à sazonalidade para promover mercadorias antes de datas específicas que alavancam as suas vendas, como espumantes nas festas de fim de ano.

Apresentação

Todos os elementos envolvidos em uma degustação devem ter contribuir para uma boa apresentação. Ou seja, não se pode pensar apenas em demonstrar um item e somente na sua apresentação.

O promotor tem de estar vestido com roupa personalizada de acordo com o produto. O ponto, seja uma mesa, um carrinho ou outro tipo de expositor, também deve ser customizado.

Quanto ao produto, a sua forma de oferecimento precisa unir marketing e boa experiência para os consumidores. Sendo assim, por exemplo, para bebidas os copos podem ser decorados também. Já itens que são entregues em embalagens fechadas podem ter modelos especiais para a ocasião.

É possível ainda utilizar materiais adicionais, como folhetos e folders, com informações sobre o item degustado, dicas de uso e harmonização e condições especiais momentâneas de compra.

Degustação de produtos e o aumento de vendas

A agência britânica Shopper Behavior Xplained, que realiza pesquisas sobre consumidores, revelou em um de seus estudos que as degustações podem aumentar em até 656% as vendas de um item em apenas um dia. E, em menor escala, o produto colocado para degustação tende a seguir sendo mais procurado pelas semanas seguintes.

A mesma agência levantou ainda que períodos de degustação aumentam em cerca de 10% o quanto cada cliente gasta no supermercado.

No Brasil, o SPC divulgou em pesquisa de 2015 que 53% das pessoas entrevistadas já compraram pelo menos uma vez por impulso após degustarem algum produto.

Portanto, essas ações funcionam para aumentar o faturamento do supermercado. E isso deve-se ao marketing sensorial feito na experimentação em conjunto com a divulgação especial promovida nos corredores para as mercadorias envolvidas nas ações. A publicidade por si só já é eficiente para influenciar decisões de compra, mas essa influencia é potencializada em muito quando os sentidos dos consumidores são provocados e a eles é dada a chance de saber o que  vão consumir antes mesmo de comprar.

Então, não deixe de pensar na degustação de produtos como uma fonte de alavancagem de vendas em seu comércio, sempre prestando atenção nos detalhes que abordamos. E assine a nossa newsletter para ler muito mais conteúdo voltado a supermercados.

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