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Como vender mais no varejo utilizando o marketing sensorial

O marketing sensorial, também chamado de marketing de experiência, compreende as estratégias desenvolvidas para influenciar os consumidores pelos seus sentidos. Por isso, é uma tática de como vender mais que precisa ser explorada pelos supermercados, para que a estada dos clientes nesses locais gere mais resultados e também para que eles sejam fidelizados.

Os estímulos utilizados para qualificar a experiência dos compradores podem ser diversos — como emocionais e visuais. E especificamente falando de supermercados, os sabores e cheiros tendem a aumentar em muito as saídas de produtos alimentícios. Mesmo assim, as imagens e outras percepções não devem ser subestimadas.

Saiba agora como vender mais empregando essas táticas.

Uso dos aromas e sabores

Alimentos e bebidas, além dos sabores, se destacam também pelos cheiros. E, para quem consome, ambas as características se complementam e satisfazem a dois sentidos.

Então, sempre que possível, é uma boa estratégia oferecer degustações, especialmente de produtos que se destacam por aroma e sabor simultaneamente, como cafés, vinhos e bolos artesanais recém assados. E também é uma boa prática para a venda de produtos novos no comércio ou mais caros que os similares, para influenciar o consumo deles e consolidar novas fontes de faturamento.

Música ambiente

A trilha sonora correta pode ajudar a despertar o desejo de compra das pessoas, desde que não as obrigue a aumentarem o tom de voz para se comunicarem e seja escolhida adequadamente. Diversos estudos e pesquisas já revelaram como o som ambiente influencia compradores a passarem mais tempo dentro do comércio ou a se movimentarem mais rapidamente entro os corredores.

Porém, é preciso alguma análise antes de decidir pela utilização da música ou não, fazendo pesquisas com clientes, aproveitando as percepções dos funcionários e observando o que ocorre quando a técnica é empregada. Pois, ao final da avaliação, a resposta pode ser que o melhor é mesmo não utilizar música no local.

Imagens

Não há como vender mais sem mostrar as pessoas que elas devem comprar mais, pelos diversos motivos que podem ser transmitidos a elas. Então, todo varejo precisa ter uma estratégia muito bem traçada e testada de exposição de produtos e promoções — como verticalização de layout, destaque de produtos com alto valor agregado e exibição de mercadorias complementares.

Além disso, o conteúdo imagético pode ser materializado em alguns casos, e deve quando for possível. Por exemplo, se o supermercado fizer uma ação promocional tradicional de sorteio de algum bem, como veículo ou eletrônico, para compradores que ganham cupons em compras de alto valor, é recomendável expôr o prêmio no local. Assim, as pessoas poderão ver e tocar, o que potencializa o desejo de querer ter uma chance de ganhar o sorteio.

Essas são estratégias básicas de marketing sensorial. Porém, há outras táticas que despertam sensações e induzem as compras sem necessariamente fazerem os consumidores perceberem alguma diferença em suas experiências.

Por exemplo, disponibilizar apenas carrinhos grandes influencia os clientes — pois aos olharem um grande espaço vazio podem ter a sensação de que falta algo para preencher o carrinho.

Colocar ladrilhos menores nos pisos de setores com produtos mais caros faz com os carrinhos andem um pouco mais devagar, fazendo as pessoas permanecerem mais tempo nesses pontos. Porém, é preciso ter cuidado com essa tática para não tornar a ida ao supermercado em uma dificuldade.

O posicionamento estratégico de mercadorias também pode oferecer diferentes experiências a pessoas distintas, como na alocação de itens que chamam a atenção de crianças em locais mais baixos.

Assim, elas ficam à altura dos olhos de pequenos consumidores, que vão pedir mais coisas aos pais. E ao mesmo tempo os produtos relacionados a esses mas direcionados aos adultos têm de ser colocados em pontos mais altos. Dessa forma, as famílias são completamente atraídas ao frequentarem o varejo.

Você já utiliza algumas dessas formas de como vender mais em sua empresa? Tem colhido bons resultados? Conte para a gente nos comentários.

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