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Distribuidora de alimentos: como escolher o melhor fornecedor

O sucesso dos supermercados e de estabelecimentos como restaurantes passa também pelos seus fornecedores. Pois eles são os responsáveis por entregarem bons produtos e nas datas em que o negócio precisa, atender à demanda necessária, disponibilizar variedades atrativas… De modo geral, serem investimentos e não apenas despesas.

Porém, a responsabilidade pela contratação de uma distribuidora de alimentos é exclusiva da empresa que necessita das mercadorias. Por isso, é fundamental estabelecer critérios antes de fazer pedidos e até firmar contrato com o fornecedor — para sempre ter benefícios com essa relação comercial.

E você, quer contar com uma distribuidora que seja  um investimento para o funcionamento da sua empresa? Então, nos acompanhe e veja o que deve ser avaliado antes de tomar uma decisão.

Agilidade na entrega

Por exemplo, se está no site da empresa que ela realiza suas entregas apenas em determinado dia da semana ou somente após alguns dias úteis, você pode acabar ficando sem estoque mesmo após o pedido ter sido feito.

Para não passar por isso, que pode resultar em clientes insatisfeitos e vendas perdidas, opte por uma distribuidora de alimentos que agiliza as entregas — realizando-as em 48 horas ou menos. Porque isso ajuda o seu negócio a programar as compras, e você fica sabendo sabendo que não ficará sem itens necessários. E caso ocorra algum imprevisto, a chegada da mercadoria que está em falta pode ser rápida.

Qualidade dos produtos oferecidos

Não basta que o fornecedor tenha bons preços e até conclua as entregas rapidamente se ele não atender à qualidade que você exige em seu supermercado ou restaurante. Até porque a economia conquistada na compra de mercadoria de qualidade inferior àquela seu negócio preza pode não suprir a perda de faturamento pela queda nas vendas causada pela insatisfação dos clientes.

Possibilidade de negociação de preços e prazos

Nem sempre é possível receber desconto do atacado escolhido para as compras. Mas a possibilidade aumenta quando os pedidos são de grande volume ou quando uma relação comercial é estabelecida em negócios recorrentes.

Então, a partir disso se pode conseguir a concessão de descontos ou de crédito para pagar as compras à prazo — o que é muito bom para momentos em que o capital de giro está mais baixo.

Infraestrutura

Conhecer os recursos do fornecedor também é importante. Isso serve para que você certifique-se de que a distribuidora com a qual está mantendo contato consegue atender à demanda necessária no momento e conseguirá futuramente.

Alguns quesitos estruturais importantes e que você pode checar em uma visita rápida são

  • A estrutura física das condições de armazenamento;
  • A frota mantida para a realização de entregas, para saber que não há possibilidade de algum pedido seu ficar à espera de um veículo que está em trânsito;
  • A quantidade de funcionários;
  • A forma de manipulação das cargas;
  • A aplicação de tecnologia e inovação, como o uso de aparelhos para envio de pedidos remotos — o que agiliza o processamento e as operações.

Possibilidade de personalização das compras

Quem define a necessidade da sua empresa é você, além de seus clientes. Portanto, não é interessante adquirir de uma empresa que não possibilite fazer pedidos pontuais ou formalizar um contrato de fornecimento periódico, de acordo com o que seu negócio precisar. Ou, como dissemos antes, apenas fazer as entregas em determinado dia da semana — pois seu controle de estoque pode revelar a prévia necessidade de reposições em dias diferentes.

Outro fator ao qual é importante atentar-se é à exigência de pedido mínimo, o que em alguns casos até não é relevante. Porém, em outros, comprar itens de acordo com que o fornecedor exige como volume mínimo pode gerar sobras no estoque de mercadorias normalmente menos vendidas ou sazonais.

Vendedores externos dedicados

Um diferencial que seu fornecedor pode oferecer são os vendedores que periodicamente visitam a sua empresa. Assim, você conta com profissionais que acompanham as necessidades do seu negócio de perto, oferecendo lançamentos com antecipação e o ajudando a variar o mix de produtos oferecidos de forma adequada.

E mais, quando o atacado conta com esses profissionais externos e sistema remoto de processamento de pedidos consegue agilizar suas compras e ajudá-lo na qualidade das aquisições.

Vantagens de ter boas relações comerciais

Contar com bons fornecedores leva a empresa a ter vantagens além de comprar melhor, pois se tem neles um diferencial competitivo — importante para que o negócio sempre busque bons resultados e possa crescer de forma sustentável.

Por exemplo, quando o supermercado planeja abrir mais uma unidade e conta com uma distribuidora de alimentos que atende a todas as suas necessidades, os gestores têm a tranquilidade de que conseguirão atender à nova fatia de mercado sem problemas. Além disso, com o acompanhamento dos vendedores externos, podem mais facilmente planejar e executar a expansão em relação a quesitos como estoque, compras e ofertas ao público.

E como toda expansão exige investimento, pode ocorrer de o capital de giro ficar baixo nas etapas finais do projeto. Então, a relação comercial com o bom fornecedor pode auxiliar a empresa em relação aos pagamentos pelos pedidos necessários — em descontos para grandes volumes ou bons prazos, como abordamos acima.

Aliás, uma nova fatia de mercado, em outra localidade, pode exigir demanda diferente daquela gerada pela unidade anterior. Então, o fornecedor precisa ter infraestrutura abrangente para fazer atendimentos e acompanhamentos distintos que seu negócio precisa. Assim, não torna-se um desafio inovar nas ofertas para satisfazer aos hábitos de consumo dos novos compradores que precisam ser atraídos e fidelizados.

Conclusivamente, escolher fornecedores corretamente marca a diferença entre aplicar grande parte do capital de giro da forma mais adequada ou fazer as compras necessárias gastando mais e, às vezes, tendo transtornos. Pois quando falamos de compras para supermercados, restaurantes ou qualquer outro estabelecimento temos de pensar além das cotações e considerar que fornecedores inadequados podem prejudicar as operações e não agirem como aliados para o crescimento.

Portanto, se você está procurando uma distribuidora de alimentos que atenda à demanda do seu negócio e atue em favor do progresso dele, entre em contato conosco e se beneficie da nossa infraestrutura.

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