Naturalmente, todo mundo que compra algo no supermercado precisa passar pelos caixas. Justamente por isso é prática comum e positiva otimizar a frente de caixa para expor itens e fazer mais vendas no momento do checkout.
Porém, isso não significa que é correto empilhar quaisquer produtos e de qualquer jeito no local, pois erros na montagem da frente — e também no seu gerenciamento — podem atrapalhar os resultados esperados.
Então, veja seis práticas para qualificar a organização do local e fazê-lo mais produtivo para as vendas.
Definir o melhor mix para o local
Na maioria dos supermercados o mix ideal de produtos deve ter o objetivo de otimizar a frente de caixa para as compras por impulso, já que a área normalmente não é o destino principal dos consumidores e nem exibe mercadorias da categoria de destino.
Portanto, o ideal é escolher itens supérfluos, de valor baixo e que potencializem as compras impulsivas. Também é necessário diversificar bastante o mix, colocando poucas unidades de cada item para as pessoas terem mais opções e até comprarem mais sendo atraídas pela variedade.
Alguns produtos que funcionam para potencializar essas compras são:
- chocolates;
- balas, chicletes e semelhantes;
- cartões pré-pagos, como da Netflix e da Google Play Store;
- revistas;
- livros de receitas;
- bebidas geladas.
Organizar a retaguarda
A retaguarda é o processo responsável por fazer a frente funcionar e seguir abastecida — é o processo de suporte da frente de caixa. Logo, ela deve ser bem organizada para que o local não sofra com problemas como rupturas, falta de variedade ou parada de equipamentos.
Depois de o mix da frente ser definido, é necessário estabelecer quando e como os seguintes procedimentos de manutenção serão feitos:
- etiquetagem e reposição dos itens;
- forma de organização do mix nos espaços;
- manutenção dos equipamentos utilizados;
- troca de itens em determinados momentos.
Selecionar produtos para sazonalidades
Algumas mercadorias que não fazem parte do local podem servir para otimizar a frente de caixa do supermercado apenas em datas específicas. Isso funciona pois produtos automaticamente associados a datas atraem mais as pessoas quando são vistos nessas épocas.
Por exemplo, luzes e enfeites de Natal, ou kits um pouco mais completos de artigos para decoração na data, tendem a chamarem atenção já a partir da metade de novembro e gerarem mais vendas adicionais perto do caixa. Até porque aproveitando a ida ao supermercado muita gente pode aproveitar para comprá-los e evitar mais um deslocamento que seria feito a um bazar ou outro estabelecimento.
Investir em tecnologia
Se o supermercado for colocar bebidas geladas prontas para consumo no caixa naturalmente terá de instalar um freezer sob medida para o local. Mas é possível ir além das práticas mais comuns na aplicação de tecnologias para a frente de caixa.
Uma ação mais avançada e relativamente acessível para os comércios é a colocação de telas para os compradores preencherem dados e participarem de ações promocionais. Isso influencia os clientes a gastarem mais, adquirirem determinados itens ou retornarem ao supermercado para se tornarem aptos à participação. Além disso, a estratégia cria um banco de dados de consumidores e suas informações, o que ajuda a colocar em prática técnicas de marketing digital segmentadas.
Outra forma de aproveitar a tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes, fidelizá-los e vender mais é instalando equipamentos de uso público que liberam brindes a partir da compra de itens específicos ou do cadastramento de dados pessoais.
Usar recursos para atrair os consumidores
É possível identificar qualquer comércio que venda cigarros apenas indo até a porta, pois todos eles contam com expositores personalizados que se destacam nos caixas.
Então, o mesmo deve ser feito para potencializar as vendas de outros itens que ficam no local do checkout, com o uso de totens luminosos, expositores especiais ou dispensers personalizados.
Tomar cuidado para não atrapalhar os clientes
Algo que não pode acontecer, por exemplo, é a colocação de itens no balcão onde os compradores colocam as suas compras — quando não há esteira — para o funcionário do caixa registrá-las no código de barras. Isso pode atrapalhar os consumidores, principalmente os que estiverem levando muitos produtos.
Outro erro que não pode ocorrer é o posicionamento de expositores, totens e outros recursos em locais que atrapalham a passagem ou a formação de fila para o atendimento no caixa. Além de incomodar os clientes, esse erro pode tornar caótica toda a área de checkout do supermercado.
Com boa organização e um pouco de análise é possível otimizar a frente de caixa e fazê-la aumentar o ticket médio e a lucratividade do supermercado. E se você quiser ler mais sobre práticas para aumentar as vendas, leia nosso post com 10 ações que funcionam para elevar o faturamento.