otimizar a frente de caixa do supermercado

Como otimizar a frente de caixa do supermercado

Naturalmente, todo mundo que compra algo no supermercado precisa passar pelos caixas. Justamente por isso é prática comum e positiva otimizar a frente de caixa para expor itens e fazer mais vendas no momento do checkout.

Porém, isso não significa que é correto empilhar quaisquer produtos e de qualquer jeito no local, pois erros na montagem da frente — e também no seu gerenciamento — podem atrapalhar os resultados esperados.

Então, veja seis práticas para qualificar a organização do local e fazê-lo mais produtivo para as vendas.

Definir o melhor mix para o local

Na maioria dos supermercados o mix ideal de produtos deve ter o objetivo de otimizar a frente de caixa para as compras por impulso, já que a área normalmente não é o destino principal dos consumidores e nem exibe mercadorias da categoria de destino.

Portanto, o ideal é escolher itens supérfluos, de valor baixo e que potencializem as compras impulsivas. Também é necessário diversificar bastante o mix, colocando poucas unidades de cada item para as pessoas terem mais opções e até comprarem mais sendo atraídas pela variedade.

Alguns produtos que funcionam para potencializar essas compras são:

  • chocolates;
  • balas, chicletes e semelhantes;
  • cartões pré-pagos, como da Netflix e da Google Play Store;
  • revistas;
  • livros de receitas;
  • bebidas geladas.

Organizar a retaguarda

A retaguarda é o processo responsável por fazer a frente funcionar e seguir abastecida — é o processo de suporte da frente de caixa. Logo, ela deve ser bem organizada para que o local não sofra com problemas como rupturas, falta de variedade ou parada de equipamentos.

Depois de o mix da frente ser definido, é necessário estabelecer quando e como os seguintes procedimentos de manutenção serão feitos:

  • etiquetagem e reposição dos itens;
  • forma de organização do mix nos espaços;
  • manutenção dos equipamentos utilizados;
  • troca de itens em determinados momentos.

Selecionar produtos para sazonalidades

Algumas mercadorias que não fazem parte do local podem servir para otimizar a frente de caixa do supermercado apenas em datas específicas. Isso funciona pois produtos automaticamente associados a datas atraem mais as pessoas quando são vistos nessas épocas.

Por exemplo, luzes e enfeites de Natal, ou kits um pouco mais completos de artigos para decoração na data, tendem a chamarem atenção já a partir da metade de novembro e gerarem mais vendas adicionais perto do caixa. Até porque aproveitando a ida ao supermercado muita gente pode aproveitar para comprá-los e evitar mais um deslocamento que seria feito a um bazar ou outro estabelecimento.

Investir em tecnologia

Se o supermercado for colocar bebidas geladas prontas para consumo no caixa naturalmente terá de instalar um freezer sob medida para o local. Mas é possível ir além das práticas mais comuns na aplicação de tecnologias para a frente de caixa.

Uma ação mais avançada e relativamente acessível para os comércios é a colocação de telas para os compradores preencherem dados e participarem de ações promocionais. Isso influencia os clientes a gastarem mais, adquirirem determinados itens ou retornarem ao supermercado para se tornarem aptos à participação. Além disso, a estratégia cria um banco de dados de consumidores e suas informações, o que ajuda a colocar em prática técnicas de marketing digital segmentadas.

Outra forma de aproveitar a tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes, fidelizá-los e vender mais é instalando equipamentos de uso público que liberam brindes a partir da compra de itens específicos ou do cadastramento de dados pessoais.

Usar recursos para atrair os consumidores

É possível identificar qualquer comércio que venda cigarros apenas indo até a porta, pois todos eles contam com expositores personalizados que se destacam nos caixas.

Então, o mesmo deve ser feito para potencializar as vendas de outros itens que ficam no local do checkout, com o uso de totens luminosos, expositores especiais ou dispensers personalizados.

Tomar cuidado para não atrapalhar os clientes

Algo que não pode acontecer, por exemplo, é a colocação de itens no balcão onde os compradores colocam as suas compras — quando não há esteira — para o funcionário do caixa registrá-las no código de barras. Isso pode atrapalhar os consumidores, principalmente os que estiverem levando muitos produtos.

Outro erro que não pode ocorrer é o posicionamento de expositores, totens e outros recursos em locais que atrapalham a passagem ou a formação de fila para o atendimento no caixa. Além de incomodar os clientes, esse erro pode tornar caótica toda a área de checkout do supermercado.

Com boa organização e um pouco de análise é possível otimizar a frente de caixa e fazê-la aumentar o ticket médio e a lucratividade do supermercado. E se você quiser ler mais sobre práticas para aumentar as vendas, leia nosso post com 10 ações que funcionam para elevar o faturamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *