como aumentar as vendas do supermercado

Como aumentar as vendas do supermercado: 10 ações que funcionam

Manter o volume de vendas é o básico para o supermercado sustentar sua competitividade, a saúde financeira e todas as operações sem correr riscos e ter transtornos. Mas o ideal é que o varejo planeje formas de elevar seus resultados para investir no negócio e crescer.

Logo, é preciso saber como aumentar as vendas do supermercado por meio das estratégias mais conhecidas e também daquelas menos exploradas, porém que funcionam. Diante disso, neste post trouxemos dez maneiras de fazer isso com ações relacionadas a marketing, experiência dos compradores e influencia ao comportamento dos clientes.

Acompanhe-nos e veja quais das práticas você pode aplicar em seu comércio para vender mais.

1. Ter site e atuar nas redes sociais

O site é o ambiente do comércio na internet, onde os consumidores podem ler mais sobre a empresa, saberem onde estão as unidades se existirem filiais e canal que serve para veicular ações de marketing digital. Por exemplo, o site pode oferecer aos visitantes inscrição para recebimento de newsletters com as melhores ofertas de cada quinzena.

Já as redes sociais são canais de comunicação e envolvimento com o público. Elas podem levar as pessoas a conteúdo do site, não apenas sobre mercadorias e ofertas, ações promocionais — como de sorteios — e postagens especiais de datas comemorativas. Elas também servem para a conversação direta com clientes que deixarem comentários ou enviarem mensagens.

Todas essas ações geram atração para e, principalmente falando de redes sociais, resultam em envolvimento entre marca e pessoas. São apenas duas formas de gerar vendas utilizando a internet, mas funcionam e podem ser o começo de uma estratégia promissora.

Depois, analisando os resultados e testando mais ações, o varejo pode incluir na sua estratégia a veiculação de anúncios no Facebook e a publicação de conteúdo de blog no site.

2. Participar de clubes de compras

Como aumentar as vendas do supermercado atentando aos hábitos de consumo mais modernos? Pela internet. Junto às compras pela internet, a aquisição por meio de clubes de compras também é um hábito moderno de consumo e que está cada vez mais difundido entre os clientes do setor supermercadista.

Existem muitos sites que dão visibilidade aos comércios parceiros e atraem milhões de consumidores.

Sendo parceiro de um clube, o supermercado pode oferecer cupons de desconto e vales-compras por meio do marketplace. Caso o varejo tenha e-commerce, pode ainda vender diretamente pelo clube oferecendo benefícios e realizando as entregas.

3. Fornecer carrinhos maiores aos clientes

Quando os carrinhos de supermercado têm espaços vazios os consumidores acabam ficando com aquela velha dúvida: “Será que eu esqueci de algo?”. Então, percorrem mais corredores, passam mais tempo dentro do varejo e compram mais, inclusive mercadorias supérfluas.

Por outro lado, um carrinho cheio dá a sensação de que tudo o que era necessário foi comprado e está ali, reduzindo o tempo de permanência dos compradores no supermercado e principalmente as chances de fazerem compras por impulso.

Portanto, os carrinhos devem ser planejados para encherem mais vagarosamente e elevarem as vendas e o ticket médio da empresa por meio de um efeito psicológico.

4. Não exibir as horas dentro do supermercado

O tempo de permanência das pessoas no comércio reflete diretamente no tamanho de suas compras.

Havendo relógios, ou horas expostas em algum lugar, os compradores olharão o horário algumas vezes. E cada visualização das horas gerará uma sensação de pressa, fazendo as pessoas saírem mais rápido do supermercado.

Por isso, é preciso deixar que os clientes percam o controle sobre o tempo. Nisso, apenas aqueles que realmente estão com pressa e têm pouco tempo irão cuidar as horas em seus smartphones e relógios, mas a maioria transitará por mais corredores.

Até mesmo nos monitores dos caixas as horas podem ser suprimidas para as pessoas não realizarem os pagamentos rapidamente. A tranquilidade nesse momento pode fazê-los comprarem mais alguns itens de frente de caixa visualizando-os com calma, produtos supérfluos e com margens de lucro maiores.

5. Dar brindes personalizados da empresa

Além de agradarem, os brindes personalizados com a marca reforçam a imagem da empresa perante os consumidores e mantêm a lembrança dela ativa nas memórias dos compradores.

Para isso, os brindes precisam ser desejáveis. Por exemplo, não há como elevar as vendas com imãs de geladeira, mas um livro de receitas tende a servir como excelente ação de marketing. Inclusive, tal brinde é uma forma de conteúdo que influencia compras, pois as receitas desejadas terão os ingredientes descritos e a tendência é que os clientes brindados com o material os comprem.

Obviamente, brindes personalizados e realmente úteis, como um quadro magnético de geladeira que serve para anotação de alimentos a comprar, têm custo. Portanto, sendo brindes desejáveis podem ser dados apenas em compras a partir de determinado valor.

Possivelmente, algumas pessoas completarão o valor estabelecido quando faltarem somente alguns reais para ganharem tal brinde.

6. Oferecer degustações

Já citamos essa estratégia aqui no blog anteriormente, mas vale ressaltá-la porque nunca deve ser esquecida.

Diariamente compradores param à frente de gôndolas de cafés analisando opções e preços até tomarem uma decisão e sozinhos adquirem o que consideram necessário.

Por outro lado, se receberem uma degustação assim que entrarem no corredor onde os cafés estão serão influenciados pelo comércio. Nisso, podem ser levados a comprar o produto mais caro por ele ser bom e até adquirirem mais unidades por estarem sentindo o prazer da degustação no momento junto ao aroma da preparação.

Apesar de ser uma boa prática de marketing sensorial, é preciso tomar cuidado para não incomodar os consumidores. Uma excelente tática é criar uma agenda de demonstrações e degustações, explorando diferentes corredores e mercadorias em dias específicos.

7. Estimular os desejos das crianças

Em alguns corredores, como no de produtos de limpeza, pode ser muito mais difícil chamar a atenção de crianças. Mas em diversos outros é possível aumentar as vendas do supermercado fazendo isso.

Basta posicionar as mercadorias mais voltadas ao público infantil em partes baixas das gôndolas, supostamente desta forma:

  • Seção de higiene pessoal: posicionar as mercadorias personalizadas conforme desenhos animados, como escovas de dentes temáticas, nas partes baixas;
  • Seção de papelaria: posicionar os itens infantis e mais coloridos nas partes baixas;
  • Frente de caixa: posicionar as revistas infantis nas partes baixas e as destinadas ao público mais velho nas partes altas; posicionar chocolates temáticos e balas nas partes baixas e chocolates amargos nas altas.

8. Estreitar os corredores

Os espaços entre as gôndolas não podem ser apertados a ponto de tornar o supermercado incômodo aos compradores. Entretanto, não precisam ser extremamente largos, justamente para causar breves paradas em alguns momentos.

Enquanto as pessoas precisam esperar pela abertura de mais espaço para passarem ficam olhando as gôndolas que estão à frente dos seus olhos. Mais tempo de permanência, mais visualizações de produtos, mais vendas.

9. Impulsionar as vendas casadas

A compra de muitos itens pode ser influenciada pela proximidade no posicionamento de mercadorias que se complementam, o que é bem comum. Mas isso também pode ser feito por meio de preços.

Por exemplo, a cada duas ou três unidades de determinada mercadoria uma outra que tem a ver ou é complementar pode ter desconto ou até sair de graça se a margem de lucro do item principal permitir.

Unindo a proximidade de itens relacionados a uma estratégia de precificação se torna mais fácil aumentar o ticket médio com eles.

10. Instalar pontos extras de exposição

Entre milhares de itens em gôndolas, corredores e expositores muitos deles nem sequer são percebidos pelos consumidores.

Para impulsionar a venda de alguns desses produtos o supermercado pode instalar pontos extras de exposição para eles, como colocar em algum local mais espaçoso uma ilha para determinada mercadoria.

Os critérios para escolha dos itens a serem expostos dessa forma são diversos: valor agregado, margem de lucro, produto comprado por impulso, etc. Tudo depende das necessidades, das possibilidades e do mix de estoque do comércio.

Além das dez citadas, existem ainda muitas outras maneiras de elevar as vendas no varejo supermercadista. Uma delas é apostando em tecnologias inovadoras criadas para o setor. Então, baixe nosso e-book sobre tecnologias para o comércio varejista e veja como aumentar as vendas do supermercado e qualificá-lo aplicando ferramentas e modernidade na empresa.

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