e-commerce para supermercado

E-commerce para supermercados: como ter um supermercado online

Atualmente é possível comprar e vender quase tudo pela internet. E mesmo que os supermercados físicos tradicionais ainda sejam a forma de fazer compras da maioria das pessoas, os hábitos de consumo da área também estão migrando para o digital.

Por isso, o e-commerce para supermercados é uma tendência do setor. Cada vez existem mais varejos comercializando pela internet, sem necessariamente deixar de manter as lojas físicas, e gerando grande resultados.

Entre os casos de sucesso existentes no país, há varejos que dobraram suas vendas investindo em ferramentas de vendas online. E muitos deles são pequenos, provando que comércios de pequeno porte podem e devem aderir à tendência.

Quer você também elevar as vendas de seu comércio satisfazendo aos hábitos modernos dos consumidores? Veja como ter seu supermercado delivery.

Escolher uma plataforma especializada em supermercados online

Apesar de o comércio virtual não ser algo novo e de existirem muitas e boas plataformas no Brasil, é preciso optar por uma ferramenta de e-commerce para supermercados. E já há diversos fornecedores dedicados ao setor no país.

Isso é necessário porque os supermercados são varejos muito amplos. São milhares de itens, além de subitens, que podem até mesmo semanalmente ter seus preços alterados. Também, a plataforma de e-commerce tem de ser corretamente integrada ao sistema de gestão de estoque do comércio de alto giro.

Além desses dois quesitos que citamos brevemente, existem outros típicos desse tipo de varejo que demandam muito cuidado. Alguns são até exclusivos do funcionamento de supermercados. E as plataformas desenvolvidas visando eles e seus procedimentos estão preparadas para que um supermercado online funcione fluentemente.

Desenvolver aplicativo mobile ou fazer um e-commerce com design responsivo

Designs responsivos são aqueles que se adaptam a qualquer aparelho ou tamanho de tela. Permitem que os usuários utilizem o site em dispositivos móveis sem precisarem dar zoom ou terem problemas de carregamento e na visualização.

Ter um e-commerce com tal característica é preciso porque a maioria dos acessos à internet, incluindo aqueles com finalidade de fazer compras, já são via smartphones e tablets. Portanto, é essencial que o supermercado virtual esteja preparado para receber tais acessos sem correr o risco de que os visitantes o abandonem por dificuldades de navegação e uso.

Quanto ao aplicativo, é uma ferramenta adicional que auxilia nas vendas online. Pois os consumidores podem baixar uma extensão do supermercado diretamente em seus aparelhos e no momento de fazerem compras acessá-lo direta e rapidamente do menu de seus aparelhos.

Facilitar a finalização das compras

Um erro muito comum no comércio virtual, de todos os tipos de produtos, é dificultar a finalização das compras. E a consequência disso pode ser o abandono de carrinhos e a perda de clientes para a concorrência.

O processo de compra não pode ter barreiras, seja em marketplace, site ou aplicativo. Ele parte totalmente do comprador e depende de sua boa experiência de uso para que não ocorra a desistência.

O fluxo precisa ser escolha, totalização de pedido e valores, preenchimento de dados e pagamento. Tudo em layouts simples, diretos e intuitivos.

Preparar as formas de pagamento

Todas as formas de pagamento possíveis devem ser disponibilizadas. O cartão de crédito, por exemplo, pode ser a escolha do comprador para que a confirmação de pagamento seja imediata e o recebimento seja mais rápido. Mas também pode ser o único recurso que o cliente tem para comprar no momento.

Por outro lado, muitas pessoas podem se planejar e fazer compras não emergenciais para pagá-las no boleto, cuja confirmação de pagamento demora alguns dias.

Para todas as possibilidades e preferências, os mais diversos meios têm de ser oferecidos e funcionarem corretamente. Inclusive o débito em conta online, que muitas lojas virtuais ainda ignoram.

Planejar a logística

Por exemplo, o supermercado delivery pode manter um centro de distribuição próprio especialmente para a saída dos pedidos online. Ou pode ter áreas de estoque, unidades, para atender às diferentes regiões que atende.

Seja como for, é preciso estudar o local de atuação, as condições de investir ou financiar investimentos e quais procedimentos serão mais eficientes e não afetarão a lucratividade do negócio.

A empresa também tem de procurar bons fornecedores, que a atendam de forma personalizada pelo seu funcionamento ser diferente das lojas físicas.

Criar canais de comunicação e suporte

Os consumidores podem ter dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de comércio virtual, pois supermercados na internet são relativamente novos no Brasil. E eles podem ainda precisar fazer trocas, desejar informações sobre mercadorias e lançamentos e buscar a comunicação por inúmeros outros motivos.

Então, é fundamental que o supermercado online tenha canais ativos e rápidos de comunicação e ofereça bom suporte ao cliente. Do contrário, pode perder credibilidade e muitos compradores, além de deixar de fidelizar os consumidores satisfeitos.

Desenvolver boas embalagens próprias

As embalagens para as entregas das compras precisam levar em conta as diferenças entre os vários produtos vendidos, como seus tamanhos e seus graus de fragilidade.

E elas precisam servir também como instrumentos de marketing, tendo logotipo, o site e demais canais de comunicação expostos.

Investir em marketing digital

Ter um negócio exclusivo a compradores da internet exige que se invista em marketing dentro dela.

Em suma, a empresa deve buscar gerar acessos e conversões de visitas em vendas, procurando elevar os acessos constantemente e aumentar a taxa de conversão deles. Para isso, pode utilizar anúncios segmentados no Facebook e no Google. Mas também gerar conteúdo de acordo com o que os compradores pesquisam na internet em relação a produtos de supermercado.

Caso o varejo também possua lojas físicas, pode fazer marketing de sua loja virtual dentro delas e nos seus encartes impressos.

Você está pensando em investir no e-commerce para supermercados? Sua empresa já tem um projeto de vender pela internet? Compartilhe suas ideias conosco, deixe dúvidas ou comente como podemos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *