gerenciamento por categorias

Gerenciamento por categorias: como aplicar no supermercado

Este é um trecho do nosso e-book Guia prático para implementação do gerenciamento por categorias no supermercado, um material gratuito que produzimos para ajudá-lo a colocar o gerenciamento em prática no seu varejo.

 

O gerenciamento por categorias faz parte dos modelos de gestão mais sofisticados e bem orientados a resultados. E esse formato não é exclusividade das grandes redes nacionais, pois os comércios de todos os tamanhos podem colocá-lo em prática.

Como benefícios, além de mais vendas e lucratividade, o gerenciamento alinha o trabalho das equipes, organiza melhor suas diversas tarefas e qualifica o funcionamento do supermercado no geral.

E foi para ajudá-lo a fazer o gerenciamento e se beneficiar dele que produzimos o e-book mencionado.

O que é o gerenciamento por categorias

Gerenciar as categorias de produtos é administrar o mix oferecido aos consumidores e todos os seus fatores que influenciam no consumo, como:

  • Espaços utilizados para a exibição dos itens;
  • Forma de organização das mercadorias nos espaços escolhidos;
  • Preços;
  • Ofertas;
  • Ações de marketing.

O objetivo é atender melhor às necessidades dos clientes. E, a partir disso, maximizar as vendas de cada seção e, consequentemente, da empresa como um todo e de cada uma de suas unidades se existirem filiais.

Para que funcione, além de haver um planejamento interno dedicado à estratégia, é preciso que o comércio alinhe os fornecedores ao gerenciamento.

A parceria comercial entre varejista e atacado ou indústria é que permite ao supermercadista gerenciar suas categorias podendo contar com fornecimentos bem planejados e direcionados.

Como envolver os fornecedores no gerenciamento

Assim que o planejamento está pronto para o gerenciamento ser acionado, o responsável já sabe o que precisa de seus fornecedores para mantê-lo funcionando.

Então, deve deixá-los a par de critérios que a empresa precisa que sejam respeitados, como periodicidade de entregas, e negociar valores e espaços nas gôndolas.

No geral, o objetivo aqui é firmar boas relações comerciais, que garantam o seguimento do planejamento sem transtornos e atuem a favor da lucratividade do supermercado.

3 benefícios da implementação do gerenciamento

Melhor entendimento acerca dos consumidores

Um dos passos do gerenciamento é o estudo do perfil dos consumidores. E quando é feito, além de permitir que a aplicação dele seja bem direcionada, auxilia o comércio em demais ações promocionais e de marketing e até em mudanças que não tenham a ver com produtos, como atendimento e confecção dos encartes.

Sucesso na prevenção de perdas

Os principais motivos da ocorrência de perdas são produtos vencidos, controle de estoque falho, compras não planejadas e registros descentralizados.

Ou seja, eliminando todas essas ocorrências na iniciação do gerenciamento por categorias, as perdas são prevenidas.

Melhoria nas escolhas de quantidade e qualidade

Quando estuda os consumidores, faz um planograma e gerencia as categorias, o supermercado faz o sortimento mais adequado de produtos de acordo com o que os clientes procuram.

No material, além de demonstrar mais outros benefícios do gerenciamento por categorias e a importância de envolver os fornecedores no projeto, ensinamos como aplicá-lo. São oitos passos para seu comércio seguir e começar agora. Então, baixe nosso e-book e qualifique seu supermercado ainda mais!

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