padronização de processos no supermercado

Como melhorar a padronização de processos no supermercado?

Padronizar processos é organizar as tarefas, definir regras e profissionais para elas e ter rotinas estabelecidas para o desempenho das atividades. E a padronização tem como objetivos extrair o máximo dos recursos humanos e materiais, evitar desperdícios e promover alta produtividade.

Além disso, e por consequência, a padronização de processos no supermercado auxilia os responsáveis por ele a alocarem novos profissionais e atenderem a demandas maiores de trabalho sem ter problemas. Pois é mais fácil incluir novas pessoas e entregar mais trabalho quando existe uma linha de funcionamento sólida e saudável na empresa.

Agora, se você já começou a padronizar seu comércio, este post pode ajudá-lo a melhorar a padronização. E se ainda não a colocou em prática, aproveite para saber como extrair o melhor da uniformidade e do alinhamento de procedimentos.

Automatizar tarefas

Todos os procedimentos que puderem ser automatizados, fazendo sentido para a empresa, devem ser. A automação economiza tempo e, às vezes, até reduz a necessidade de contratações mesmo quando ocorre aumento de demanda.

Como solução e efeito, podemos dar três conhecidos exemplos que acabam fazendo muita diferença positivamente no dia a dia do varejo:

  • Contar com programa de gestão que identifique automaticamente notas emitidas ao supermercado, faça a busca delas e já atualize o controle de estoque;
  • Implementar a etiquetagem eletrônica, que permite atualizar preços de milhares de itens instantânea e automaticamente pelo servidor da ferramenta;
  • Instalar autosserviço de pagamentos, no qual clientes pagam suas compras sem filas e atendimento de funcionários nos caixas.

Todas essas formas de automação, entre dezenas existentes, fazem com que algumas tarefas sejam concluídas sozinhas e mais rapidamente. E são maneiras de funcionamento prontas para um aumento de demanda.

Comunicar e treinar

Os contratados, por serem empregados, não precisam apenas estar disponíveis e seguirem ordens. Como parte da organização e força de movimentação dos processos, devem:

  • Ser comunicados da padronização;
  • Entenderem o fluxo de trabalho do início ao fim;
  • Serem treinados para lidar com os recursos materiais e tecnológicos;
  • Compreenderem a ligação entre as tarefas anteriores e posteriores às suas;
  • E terem a liberdade de comunicarem percepções dos procedimentos.

Dessa forma, caso algum dos profissionais se ausente em algum dia ou ocorram outros imprevistos, o fluxo dos trabalhos não para. E cada um entende a responsabilidade de suas tarefas e o impacto delas no todo.

Quanto à comunicação entre trabalhadores e gestores de procedimentos, o benefício está no surgimento de novas ideias e formas de qualificar os processos. Pois, como os funcionários estão diariamente lidando com o trabalho na prática e com outros empregados, podem perceber mais rapidamente focos de improdutividade e maneiras de eliminar fases para aumentar a produtividade.

Revisar o fluxo de trabalho

A maior parte da padronização de processos no supermercado está no fluxo de trabalho, porque é ele a linha de raciocínio e organização dos procedimentos do comércio. Ou seja, se houver uma ruptura de continuidade no meio dele ou um gargalo de produção haverá perda de produtividade.

Reavaliar as tarefas do início ao fim, inclusive acompanhando-as enquanto são desempenhadas, é a melhor forma de identificar erros. E mesmo que nenhum procedimento ou profissional esteja atrapalhando o todo, é uma maneira de visualizar o funcionamento e encontrar meios de torná-lo ainda melhor.

Por exemplo, da realização dos pedidos aos fornecedores à disponibilização dos produtos na área de vendas, um simples calendário — com horários — para descargas ajuda a organizar todas as tarefas seguintes e a alocação dos funcionários nelas.

Assim que a padronização de processos do supermercado atinge a excelência, a empresa pode implementar o gerenciamento por categorias para gerar mais vendas e comprar estrategicamente.

Para isso, também produzimos um conteúdo que vai guiá-lo rumo à qualificação do seu varejo. Então, baixe agora o nosso Guia prático do gerenciamento por categorias e implemente-o com perfeição.

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