planograma

Planograma: o manual para o posicionamento perfeito dos produtos

Posicionar as mercadorias no supermercado é mais do que apenas colocar os itens à disposição dos clientes. É também uma estratégia de merchandising e vendas, que depende de um planograma — também chamado de plano de gôndola — para funcionar.

O método estratégico de organização tem como objetivos principais fomentar as vendas no geral e das marcas parceiras e gerar lucratividade. Tudo isso influenciando a forma como os clientes veem os produtos e se comportam pela disposição estratégica do local.

Para detalhar o assunto, mostraremos agora:

  • O que é um planograma;
  • Por que ele precisa ser feito;
  • Como utilizar os expositores dentro desse planejamento;
  • O que é um mapa de calor do supermercado;
  • E por que o planograma precisa ser documentado.

O que é o planograma

O planograma é a definição de como serão os layouts de expositores e organizadores do supermercado. E é utilizado para que a empresa faça suas ações de vendas e influencie os consumidores.

Esse desenho de planejamento estabelece, além do posicionamento dos itens, o local de cada categoria, o sortimento delas, as marcas concorrentes expostas e até a orientação da reposição de produtos.

Por que ele precisa ser feito

Quando falamos em plano de gôndola, as ações de vendas não se referem apenas a promoções e marketing de mercadorias.

Uma ação pode ser, por exemplo, a disponibilização de mais espaço para uma determinada marca, que oferece algo em troca ao varejo para ficar em destaque, enquanto as outras dividem um espaço menor. Então, é necessário ter um planograma para que tal delimitação seja feita sem problemas e sem afetar as atividades internas do supermercado.

Transtornos poderiam ocorrer se um gestor tomasse a decisão de fazer o quer vimos no exemplo acima sem ter um plano de gôndola. E um dos problemas poderia ser a sobra de produtos no estoque das marcas não destacadas e a ocorrência de perdas.

Como utilizar móveis e expositores no planograma

Projetar a representação do layout do supermercado não é apenas definir onde os produtos têm de ficar. Mas também desenhar a melhor disposição para receber os clientes. Ou seja, definir estrategicamente os expositores a serem usados e seus locais.

Gôndolas

As gôndolas tomam a maioria do espaço destinado aos consumidores. E a organização delas é horizontal e também verticalizada. De lado a lado podem ser colocados os produtos por marca e na vertical a organização pode ser por peso ou tamanho.

Porém, essa definição depende muito do supermercado em questão e das marcas com as quais ele trabalha. Portanto, por exemplo, a escolha pode ser exclusivamente por estratégia de venda, colocando os itens que geram maior lucratividade no lado esquerdo de cima a baixo. Pois é o lado que as pessoas olham primeiro pelo hábito de leitura — da esquerda para direita.

Ganchos

Algumas gôndolas possuem ganchos, bons instrumentos para embalagens que podem ficar suspensas.

A organização nos ganchos é simples: itens em fila até o fundo da gôndola e cada gancho com apenas um tipo ou uma cor de produto. E se mais de uma marca for oferecida em embalagens suspensas, utiliza-se diferentes níveis para verticalizá-las.

Ponta de gôndola

A ponta da gôndola é um lugar menor e destacado no layout. Por isso, tem de ser utilizada para expôr apenas um tipo de item, exibindo apenas um preço, para atrair os consumidores e agilizar a venda da mercadoria exposta.

Pela características, o recomendável é utilizar a ponta para oferecer produtos de maior lucratividade, com alto valor agregado ou que estejam em promoção.

Cestos

Em geral, cestos são muito utilizados para frutas e verduras. Mas também podem alocar outros itens para otimizar a venda deles.

Os cestos não podem atrapalhar a movimentação do fluxo de pessoas e precisam ter algum destaque. Por isso, não devem ser colocados entre as gôndolas e têm de alocar apenas um item.

Os locais ideais para eles são pontos de grande fluxo, porém com mais espaço disponível. E altura deve ser única, não em escada de cestos. Porque o objetivo é facilitar e agilizar o acesso dos clientes aos produtos.

Frente de caixa

A exposição de produtos no local de pagamento serve para elevar o ticket médio de cada cliente influenciando as compras por impulso. E esse tipo de compra não ocorre se os consumidores não tiverem produtos colocados à frente de seus olhos, para que visualizem enquanto aguardam atendimento.

Pelos fatos de a frente de caixa ter tal função e de os itens básicos e mais importantes serem os procurados pelos compradores, utiliza-se a frente para supérfluos.

Além disso, como crianças são menos pacientes e muito atraídas por cores e ofertas divertidas, é interessante utilizar a parte inferior do local, à altura dos olhos delas, para expôr pequenos brinquedos e revistas infantis.

Porém, para que a frente de caixa gere bons resultados, a retaguarda deve ser muito bem planejada. Porque ela é que garante a organização dos itens do local: a etiquetagem, o número de estoque necessário e a reposição.

O que é o mapa de calor

Para fazer o mapa de calor do supermercado é necessário investir em ferramentas que atuam em conjunto com as câmeras de segurança.

Após algum período de filmagem, esses softwares fornecem imagens da área de mercadorias com cores para diferentes fluxos. Então, basta utilizar  as imagens para definir o melhor planograma, o posicionamento das ofertas e planejar ações de marketing.

Por que documentar o plano de gôndola

O plano de gôndola precisa ser documentado, de forma geral e também segmentadamente por áreas de fluxo de pessoas. Pois só assim se consegue gerenciar e observar mudanças necessárias no planejamento do layout.

Além disso, ter a documentação do plano é necessário para que os funcionários envolvidos, especialmente repositores, estejam a par dos critérios a serem seguidos. Por isso, os desenhos geral e de cada área devem estar expostos internamente para esses trabalhadores.

Junto ao planograma, diversas outras estratégias e formas de gerenciamento são importantes para ter um supermercado excelente e lucrativo. Para acompanhar todos esses assuntos, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

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