controle de vendas

Controle de vendas: entenda sua importância para o supermercado

O controle de vendas, além de melhorar processos referentes apenas às vendas, ajuda o gestor comercial a tomar decisões. Pois é uma ferramenta que abrange e avalia também setores e tarefas diferentes, mas que acabam influenciando as vendas do supermercado.

Dessa forma, o varejo pode funcionar de maneira integrada e fluida — o que reflete em operações mais qualificadas e melhores resultados.

Saiba agora o que é esse método e conheça alguns dos benefícios que ele gera para o comércio.

O que é o controle de vendas

O objetivo do processo é fazer avaliação e gerenciamento amplos do desempenho do supermercado. Assim, a análise gera respostas para o setor das vendas e áreas relacionadas. Então, é possível fazer correções e melhorias em todas elas — através de decisões mais bem embasadas.

Também, esse controle permite que outras áreas sejam acompanhadas de forma mais inteligente. Porque é mais eficiente e seguro gerenciá-las observando como elas influenciam e são influenciadas por outros departamentos do que isoladamente.

Por exemplo, o histórico de compras do controle de estoque estabelecido pode ser muito útil para planejar as novas aquisições. Porém, apenas essa observação não mostra como as ações da área relfetem no faturamento.

Já o controle de vendas, quando relacionado ao estoque, pode revelar se esse planejamento de acordo com o histórico é suficiente ou está deixando que em algum momento faltem itens, o que significa vendas perdidas.

4 benefícios do controle de vendas

Agora, vamos abordar quatro dos vários benefícios que esse sistema de controle gera e mostrar como eles ocorrem durante as operações.

Qualificação de compras e gestão do estoque

Como vimos acima, esse controle evita que as mercadorias faltem e reduzam vendas. Mas ele também é eficiente em evitar aquisições excessivas.

Por exemplo, observando apenas os relatórios do estoque pode-se ver que reposições terminam em 15 dias. Porém, a verdade pode ser que os últimos dias após cada compra não representam lucro porque há excesso e tem de ser liquidado quase a preço de custo para não haver perdas por data de validade.

Tal situação não poderia ser identificada apenas analisando o estoque. Mas sim o relacionando com as vendas.

Melhoria na precificação de produtos

Agora, vamos fazer o caminho inverso para dar outro exemplo: relacionar o preço das vendas com o inventário.

Assim, se um item fica parado por muito tempo no estoque após a sua compra, pode ser necessário aumentar seu preço para que a margem de lucro definida seja realmente obtida. Pois a mercadoria, enquanto estocada, gera custos de armazenamento e até de refrigeração. E esses gastos do período de estocagem precisam ser cobertos também.

Aperfeiçoamento das ações promocionais

Como dissemos anteriormente, o processo inclui todas as áreas e tarefas relevantes ao processo de vendas. Portanto, os dados de promoções e ações de marketing também podem entrar nesse controle.

A visualização dos resultados dessas ações junto às demais informações das vendas e do giro de mercadorias mostra exatamente o tamanho do sucesso delas. Dessa forma, sabendo o que funciona e como é feito, o supermercado tem uma base para novamente planejar resultados com tais ações.

Maior previsibilidade dos lucros

Organizando e analisando informações das áreas influentes nas vendas, e delas próprias, o gestor do comércio consegue prever melhor o faturamento bruto e líquido dos próximos meses. Pois nesse processo poderá fazer reduções e adições relacionados a itens sazonais e outros casos específicos.

E mais importante: poderá planejar como elevar receita e lucratividade. Pois o mapeamento que abordamos acima revela quais pontos mais geram despesas e faturamento. Então, o responsável pode criar estratégias para reduzir os gastos e aumentar os ganhos.

O controle de vendas do seu supermercado está integrado com os demais setores? Vem gerando bons resultados? Compartilhe suas percepções conosco.

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