redução de custos

6 ações eficazes para redução de custos no refeitório da empresa

O refeitório pode não fazer parte da cadeia produtiva ou de vendas da empresa, mas deve ser gerido como são esses setores.

Isso quer dizer, entre outras tarefas e controles, sempre pensar na redução de custos — sem afetar a qualidade da alimentação e a eficiência do trabalho da área.

Quer saber como atingir os objetivos de diminuição de gastos dessa forma? Acompanhe as seis ações infalíveis que detalhamos para você ter as menores despesas com o refeitório.

Estudar formas de contratação de nutricionista

Todo cardápio de refeitório precisa ser assinado por um nutricionista responsável, que ajuda a definir a alimentação dos funcionários.

Porém, mesmo com a obrigação, não é necessário ter uma alta despesa nesse quesito mantendo um profissional da área com carteira assinada. É possível contar com ele por meio de contrato de prestação de serviço ou de consultoria. Assim, esse profissional é acionado apenas quando necessário e o gasto com ele é menor.

Fazer pesquisas de satisfação dos funcionários

Clientes, fornecedores e demais pessoas externas podem almoçar na empresa às vezes, mas são os funcionários que representam a grande massa consumidora dele. Por isso, podem reduzir ou aumentar o consumo ou o desperdício.

Observando esse fato, o responsável pelo refeitório deve planejar algum tipo de pesquisa de satisfação ou preferência. Assim, consegue — com a ajuda do profissional de nutrição — montar cardápios certeiros. Então, reduz os desperdícios, muda as compras, adiciona alguns alimentos e elimina outros. Por fim, gasta sempre de maneira adequada e mantém a satisfação dos empregados.

Instalar lâmpadas de LED e equipamentos novos

O consumo de energia elétrica das lâmpadas de LED representa cerca de 30% do consumo das comuns e fluorescentes. E isso para gerar a mesma luminosidade. Ou seja, é uma redução de custos direta apenas na troca da iluminação.

Além disso, esse tipo de lâmpada dura muito mais tempo em uso. Então, gasta-se menos também na manutenção das luzes.

O mesmo vale para os aparelhos antigos, como geladeiras, freezers e processadores de alimentos. Ainda que haja um gasto para adquirir equipamentos novos, existe o retorno na diminuição da conta de energia elétrica mês a mês e nos processos de trabalho mais eficientes, rápidos e seguros.

Contar com bons fornecedores

Fornecedores ideais podem ser muito vantajosos em relações comerciais duradouras, concedendo descontos e sempre atendendo às necessidades do refeitório da melhor forma possível. Isso significa aliar preços adequados a rapidez nas entregas e qualidade dos produtos recebidos, por exemplo.

Para escolher bons fornecedores é preciso pesquisar, procurar conhecer melhor cada opções tida como possível e até visitar os locais. Conhecer a infraestrutura é sempre importante para saber como os alimentos a são manipulados nos processos pré-entrega.

Planejar compras

Prever compras sempre surte efeito direto na redução de custos, pois eliminam-se os excessos e, consequentemente, as perdas. Por exemplo, se o refeitório mantém um histórico de consumo atualizado dificilmente deixará produtos passando da data de validade no estoque.

Outra vantagem das aquisições previamente decididas é o preparo para negociar com fornecedores. Com um prazo dado ao responsável pelas compras, ele pode organizar-se e separar algum tempo apenas para buscar os melhores preços para os itens que necessita repor.

Fazer boas contratações

Não é o ideal passar funcionários de outras áreas para cozinha industrial ou refeitório. E nem contratar pessoas sem experiência ou, no mínimo, disposição para aprender. Pois esses setores abrangem tarefas com particularidades e várias normas a serem respeitadas.

A contratação de empregados que não somam ao setor sai muito cara, com desperdícios e trabalho mal feito ou atrasado. Aliás, se a má contratação chegar ao ponto da demissão, a empresa ainda tem de arcar com os custos disso.

Junto à redução de custos, a alimentação saudável é outra preocupação constante dos responsáveis por refeitórios. Então, leia nosso post sobre a importância do valor nutricional e veja como escolher bons produtos para os preparos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *