valor nutricional

A importância do valor nutricional para o refeitório da empresa

Elementos como vitaminas, gorduras e minerais são as substâncias que fazem o valor nutricional dos alimentos. Observar essas informações é importante para que se escolha os melhores produtos e se planeje um cardápio saudável e adequado para os funcionários.

Através da tabela dos nutrientes de determinado tipo de mercadoria, é possível comparar diferentes marcas e formas oferecidas para escolher o que for mais positivo para as refeições — tendo-as nutritivas e balanceadas.

Veja quais são as substâncias e os nutrientes que precisam ser ingeridos e quais exigem cuidado e moderação no consumo.

Principais componentes do valor nutricional

Esses nutrientes são os que devem ser fornecidos todos os dias, em diferentes alimentos. Assim, além de serem ingeridos, otimizam a ingestão de outras substâncias também importantes que estão presentes em alguns produtos e não em outros.

Proteínas

As proteínas são importantes para a saúde do desenvolvimento de órgãos, células e tecidos — como a massa muscular.

Além de carne e ovos, principais fornecedores de proteínas conhecidos, alimentos como feijão e lentilha também são proteicos ricos.

Carboidratos

Essas substâncias têm grande responsabilidade no fornecimento de energia para o corpo. Por isso, uma das principais refeições do dia, o almoço, precisa conter carboidratos. Porém, não é necessário consumi-los apenas em alimentos pesados, como massas e arroz — mais conhecidos fornecedores de carboidratos. A ingestão dessa fonte de energia pode ser feita também na sobremesa através de frutas, que contêm carboidratos e uma série de outros nutrientes importantes.

Fibras alimentares

As fibras auxiliam no correto funcionamento do intestino, que trata de eliminar do organismo o que não é necessário para ele. E, como para os carboidratos, a ingestão das fibras pode ser dividida entre diferentes alimentos das refeições: todos os tipos feijão, frutas, verduras e alimentos integrais.

Substâncias com as quais ter cuidado

Aqui, falamos de elementos que prejudicam a qualidade de vida dos trabalhadores e podem até ser responsáveis pelo afastamento deles das funções quando são oferecidos em grande quantidade. Pois não são essenciais e não agregam valor nutricional, além de influenciarem o metabolismo de forma negativa.

Sódio

O sódio está presente no sal, mas também em diversos alimentos. Não é uma substância proibida, mas deve estar presente nas refeições de forma moderada — na menor quantidade possível. Para isso, por exemplo, alimentos temperados podem ter a utilização do sal reduzida ou eliminada.

Essa recomendação se deve ao fato de que o sódio é um agente de elevação da pressão arterial, e sua ingestão em excesso pode gerar, no longo prazo, hipertensão e doenças ligadas a rins e coração.

Gorduras totais e saturadas

Como os carboidratos, as gorduras também ajudam o organismo a ter energia — além de auxiliarem na absorção de vitaminas. Mas isso não significa que o consumo delas pode ser elevado. Porque a ingestão excessiva de gorduras está associada a sobrepeso e problemas arteriais e com diabetes.

Gorduras trans

As gorduras trans são encontradas em diversos alimentos industrializados e nas frituras preparadas com uso de gorduras vegetais hidrogenadas, que resultam de processos envolvendo química — para substituir a gordura animal.

Esse tipo de gordura não satisfaz uma necessidade do corpo, como ocorre com as anteriores. Por isso, seu consumo tem de ser o menor possível ou nenhum. Principalmente pelo fato de a ingestão constante, ou demasiada, ser geradora de doenças cardíacas e levar à obesidade.

Por tamanha importância, e pelo que manda a legislação, toda empresa que fornece alimentação própria aos funcionários deve manter um nutricionista responsável. Pois esse profissional é especializado em apontar as dietas mais balanceadas e saudáveis, sem que nenhum nutriente fundamental falte ou algum possivelmente prejudicial seja incluso nas refeições de maneira inadequada.

O valor nutricional apresentado no refeitório da sua empresa é ideal? Conte para a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *