decisão de compra

O que influencia as compras dos consumidores de supermercados?

Os clientes podem não perceber e se decidirem rapidamente, mas suas decisões de compra no varejo supermercadista passam por diversos critérios. Alguns deles estão intrínsecos às pessoas, enquanto outros surgem em seus comportamentos ou são considerados em breves análises.

O fato é que as compras dos consumidores de supermercados não são apenas feitas com base em preços e mercadorias oferecidas. E os profissionais do comércio precisam ter isso em mente para saberem como influenciar seus públicos de maneiras distintas e que funcionam, levando em conta suas características, suas preferências e outros quesitos.

Então, veja agora seis fatores que influenciam decisões de compra e que você pode explorar para impactar seus clientes.

Tendências de consumo

Por exemplo, depois da explosão de programas culinários nos canais gratuitos e pagos de televisão, fazer pratos gourmet e comprar utensílios especiais de cozinha tornou-se uma tendência de consumo. Por tal influência, as compras dos consumidores de supermercado mudaram, com itens premium e de linhas Chef tendo passado a fazer parte das suas listas.

Logo, é preciso que o comércio esteja sempre atento a novas tendências de consumo e de comportamento para adequar o mix de produtos a fatores que impactam os hábitos de compra.

Estilo de vida

Mudanças no estilo de vida das pessoas também impactam em suas escolhas feitas em frente às gôndolas.

Um dos exemplos mais claros disso é o aumento em geral na venda de produtos para vegetarianos e para atletas amadores que incorporaram práticas fitness. Esse estilo de vida, que cada vez mais pessoas adotam, criou uma tendência de consumo, sobre o que falamos há pouco.

Sendo assim, é interessante atentar a estilos de vida que se disseminam e entender como e se eles relacionam-se com as decisões dos clientes e as restrições que impõem a si próprios no consumo.

Opinião do público

Os compradores, atualmente conectados de forma constante, podem entrar nas páginas do supermercado na internet para procurar seu endereço, ver o horário de funcionamento e também para ler as avaliações de outros consumidores. E avaliações estão entre os fatores que mais ajudam clientes a tomar decisões.

Quando um comércio divulga que tem um ambiente agradável, bons preços e produtos de qualidade soa de certa forma, pois ele tem interesse em divulgar isso. Porém, quando clientes dizem isso soa de outra maneira, mais confiável, pois eles não têm interesses financeiros nisso — é apenas uma opinião desinteressada, um relato de boa experiência.

Portanto, além de ter páginas ativas e bem feitas nas redes sociais, os supermercados devem se preocupar com o que as pessoas estão falando sobre eles na internet, dar feedbacks a relatos e levar a sério na prática as críticas recebidas.

Influenciadores digitais

As compras dos consumidores de supermercados também são influenciadas individualmente por usuários de redes sociais que possuem muitos seguidores. Isso porque esses seguidores confiam neles, se identificam com eles ou os acompanham no ambiente digital por algum tipo de afinidade.

O fato é que nem todos os influenciadores digitais cobram preços altos por divulgação e possuem imagem de abrangência nacional com milhões de fãs. Existem personalidades regionais e de nicho com poder de influência sobre públicos específicos e locais. E estes estão ao alcance das possibilidades de investimento de lojas únicas e de pequenas redes.

Algumas vezes, dependendo do influenciador e do que se deseja divulgar, apenas presenteá-lo pode ser o suficiente para que ele dedique um post ou alguns segundos em um vídeo a uma divulgação.

De qualquer forma, sempre que for cogitado fazer tal investimento, é necessário contatar os influenciadores desejados e alinhar o trabalho e os objetivos com eles.

Classe social

Normalmente, a classe social de uma pessoa é determinante para suas compras, pois estabelece seu poder de aquisição e grau de permissividade à aquisição de supérfluos.

Consequentemente, observar as classes predominantes que circulam no comércio ou vivem nos arredores dele, se a loja estiver situada dentro de um bairro residencial, é imprescindível para planejar corretamente coisas como:

Por exemplo, quem tem poder de aquisição menor é mais facilmente atraído por uma oferta que dê poder de compra ao seu dinheiro mais limitado ou demonstre economia.

Enquanto isso, quem tem mais para gastar pode ter a atenção chamada por ações que gerem boas sensações, como adquirir algo feito para um público seletivo e que por isso custa mais que outras opções.

Cenário econômico

Em época de desemprego, redução na oferta de vagas formais e fixas e menos dinheiro nas mãos das pessoas, o que ocorreu no auge da última crise econômica brasileira — entre 2014 e 2015 — os hábitos de consumo mudam drástica e negativamente.

Por outro lado, quando o cenário é melhor no geral, a mudança é positiva, com mais compras por impulso sendo feitas e mais artigos não supérfluos sendo consumidos.

Ou seja, conforme o cenário e seu impacto na população, os supermercados têm de adaptar as suas ofertas para que seja possível seguir atendendo ao público ou explorar as melhores condições atreladas a um momento positivo para os compradores e suas economias domésticas.

Agora que você tem em mente alguns fatores que influenciam as decisões de compras dos consumidores de supermercados, conheça 10 ações que funcionam para aumentar as vendas, as quais você pode combinar com os fatores de influência que abordamos neste texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *