shopper e consumidor

Shopper e consumidor: qual é a diferença e por que identificá-la

No ramo do varejo supermercadista normalmente os comerciantes se referem ao público chamando as pessoas de clientes ou consumidores. Algumas vezes, surge também o termo shopper, mais técnico e também válido.

Porém, para ações promocionais, de vendas e organizacionais do supermercado é necessário saber a diferença entre shopper e consumidor. E ainda entender quem realmente pode ser chamado de cliente e como obter os clientes de fato.

Agora, saiba o que significam exatamente esses termos e por que é importante diferenciá-los em momentos de montar estratégias para aumento de vendas e fidelização de público.

Quem é o shopper?

De maneira simples e direta, o shopper é quem realiza a compra — vai ao supermercado, escolhe o item e paga por ele. E isso não muda se o comprador utiliza ou não o produto, desde que ele siga praticando a aquisição.

Por exemplo, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada vez mais lares são chefiados por mulheres, atualmente sendo quase a metade das casas e famílias do país.

Então, levando em conta de que as pessoas que ocupam tal posição em uma família tomam decisões sobre as compras e as realizam, o número de mulheres shoppers vem aumentando ano após ano.

Quem é o consumidor?

O consumidor é aquele que, conforme o termo sugere, consome o item vendido, mesmo que nunca pratique a ação de realizar a compra e pagar pelo produto.

Sendo assim, as crianças de uma família são todas elas consumidoras de itens específicos para esse público e de outros gerais, como alimentos de almoços e jantares. Enquanto isso, os pais são shoppers, mas também consumidores de itens em comum e outros direcionados a adultos, como barbeadores e absorventes.

Quem é o cliente?

Tecnicamente, o cliente também é um shopper porque é ele quem pratica a compra. Mas o que torna o shopper um cliente é a recorrência.

Quem faz as compras sempre no mesmo supermercado é cliente dele, enquanto quem compra cada vez em um local é um shopper que varia entre comércios de acordo com preços, promoções e outros critérios.

Por isso, o objetivo de todo supermercado deve ser o de ter clientes, além de adquirir novos shoppers e fidelizá-los possivelmente.

Por que é importante diferenciá-los?

A comunicação é diferenciada para shopper e consumidor

Os itens são adquiridos e consumidos por pessoas muito diferentes, o que demanda a correta comunicação com os públicos, especialmente em ações promocionais e de marketing.

Por exemplo, é muito difícil chamar a atenção de crianças com verduras e legumes em propagandas na televisão ou encartes do supermercado, mas os adultos entendem a importância de consumí-los e sabem como prepará-los da melhor forma. Logo, neste caso é preciso chamar a atenção exclusivamente dos shoppers para que comprem hortifrutis para todos da família levando em conta preço e frescor.

Já em outros casos é necessário comunicar ambos ao mesmo tempo, como na época de volta às aulas. Por um lado, é preciso atrair a atenção de crianças e adolescentes colocando em evidência itens agradáveis visualmente e funcionais para o uso. Por outro, a possível precificação promocional de alguns materiais na época precisa ser evidenciada para os shoppers, que mantêm o necessário aos estudos dos consumidores.

Em outra situação, como na venda de bebidas alcoólicas, o shopper é o único consumidor, ou os demais consumidores possuem características em comum com o comprador relacionadas ao uso do produto. Sendo assim, e considerando o tipo de item, a comunicação pode apelar para o lado consumidor e apreciador do shopper, principalmente para linhas premium desses produtos, no intuito de vender mais bebidas e com valor agregado maior.

Transformar shoppers em clientes exige medidas específicas

Os compradores sempre vão atrás do que é melhor para eles segundo seus critérios de decisão de compra. Portanto, cabe ao supermercado considerá-los para atender às mais diversas expectativas dos shoppers, como bons preços, sortimento, exclusividades e oferecimento de itens de linha premium, por exemplo.

Também é necessário investir em ações promocionais que representem vantagem nos bolsos de quem compra. Dar descontos por recorrência ou volume de compras são interessantes. E por mais que os preços não sejam o principal quesito de decisão de alguém, o dinheiro sempre tem seu peso na consideração e na decisão de aquisição.

Consumidores influenciam shoppers

Mais de uma vez a frase “sua família vai amar” já foi utilizada na publicidade para vender os mais diversos tipos de mercadorias, comercializadas por supermercados ou não. Isso porque os consumidores têm poder de influência sobre shoppers próximos a eles, seja quando o comprador também é consumidor do item em questão ou não.

Por isso, dependendo do produto, é válido investir em um formato de comunicação mais voltado aos consumidores infeluenciadores das compras para gerar o efeito desejado no shopper responsável pela decisão de compra.

A diferença entre shopper e consumidor pode até não fazer diferença no funcionamento diário do supermercado e em diversos de seus setores, mas deve ser sempre levada em consideração quando o objetivo de determinada ação envolve resultados de vendas.

Quer ler mais conteúdo interessante sobre varejo, vendas, público e outros assuntos de interesse seu e de seu comércio? Assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *