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7 maiores desafios do varejo supermercadista para os próximos anos

Com o mundo em constante desenvolvimento e a tecnologia cada vez mais presente, empresas de diversos mercados de atuação se viram diante de desafios a serem superados para não perderem capacidade competitiva, inclusive as do comércio.

Diante disso, sejam motivados pelas mudanças de comportamento dos consumidores ou pelo avanço tecnológico, alguns estímulos são inevitáveis e necessários para que os negócios da área se mantenham renovados e atualizados conforme as necessidades de seu público.

Portanto, veja a seguir os sete maiores desafios do varejo supermercadista que sua loja precisa superar em 2018 e nos próximos anos para não ser ultrapassada pelos concorrentes.

Alta competitividade

Como muitos setores do mercado brasileiro, o de supermercados enfrenta grande competitividade, realidade que se justifica por duas causas principais:

  • Abertura de novas lojas de concorrentes que aproveitam as oportunidades para terem maior fatia de mercado;
  • Crescimento de negócios da modalidade do atacarejo, que promove vendas no varejo atuando de forma semelhante a atacados e atraem um grande público devido seus preços baixos.

Isso reafirma uma realidade: se o investimento em determinado setor é elevado, significa que o segmento é lucrativo. Ou seja, se o ramo é competitivo é porque a demanda é alta. Mesmo assim, encontrar maneiras de se destacar entre a concorrência e conquistar a preferência do consumidor é um dos maiores desafios do varejo supermercadista.

Mudanças constantes em obrigações acessórias

O empresário desse ramos tem como desafio crucial estar preparado para as contínuas alterações de natureza contábil, administrativa, financeira e nos procedimentos internos de seu negócio para que não sofra com autuações nem fique desatualizado.

Assuntos como obrigações fiscais, trabalhistas, tributárias, reformas e alterações nas leis devem sempre ser acompanhadas de perto. Esse trabalho deve ser realizado em parceria com um escritório de contabilidade e uma competente equipe de profissionais internos.

Necessidade de modernização

Quem deseja se manter competitivo no mercado precisa encontrar maneiras de se manter atualizado e em sintonia com as novidades tecnológicas. Logo, a automação nas empresas não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade do mundo moderno.

Independentemente do tamanho do negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, o estabelecimento deve contar com sistemas de automação eficientes e atualizados, que permitam um controle efetivo de todas as operações.

Além da agilidade nos processos, a modernização possibilita obter dados mais sólidos, permite elaborar estratégias mais eficientes e garante produtividade maior.

Sucessão de empresas familiares

Assim como ocorre com diversos setores, o ramo supermercadista é constituído por muitas empresas familiares — negócios que são herdados pelas futuras gerações.

Apesar de as novas gerações terem mais conhecimentos e instruções teóricas, muitas vezes não possuem interesse na atividade, experiência no ramo ou mesmo habilidade para dar continuidade aos negócios da família.

O principal desafio desse processo de passagem é conseguir aliar as práticas antigas de administração que deram ótimos resultados durante décadas com a necessidade de adequar o gerenciamento com as novas tecnologias, sistemas e procedimentos de gestão. O empresário que conseguir unir e equilibrar essas habilidades certamente terá êxito na continuação dos negócios.

Exigência de mais serviços pelos consumidores

Com a concorrência em alta, o mercado dinâmico e os consumidores cada vez mais exigentes, os comércios precisam manter constante aperfeiçoamento de seus métodos de funcionamento para manter sua competitividade. Isso inclui oferecer mais opções de serviços em um único lugar.

Muitos empreendimentos estão se modernizando e oferecendo mais possibilidades aos consumidores, como lotéricas, farmácias, caixas eletrônicos e restaurantes em um mesmo endereço. Essa estruturação permite que o cliente otimize seu tempo e encontre em único lugar todos os itens que ele precisa.

Ao oferecer mais opções e facilidades ao consumidor, como a entrega de compras e convênios com outras empresas, o estabelecimento conquista sua preferência e fidelidade, pois permite que ele administre melhor o seu tempo.

Atuação multicanal

A tecnologia procura cada facilitar a vida das pessoas. Isso significa oferecer opções acessíveis e mais baratas.

Com o avanço tecnológico e a escassez de tempo, o número de pessoas que realizam suas compras pelos e-commerces cresce a cada dia. Muitos consumidores têm adotado esse hábito moderno de consumo e os estabelecimentos precisam se adequar a essa realidade.

A atuação multicanal é uma prática cada vez mais necessária para os comércios que desejam atingir e conquistar a preferência dos consumidores, que progressivamente estão se tornando mais dinâmicos, informados e conectados.

Essa realidade é um desafio para os empresários, que precisam encontrar formas de atender e engajar esse público, como investindo na internet das coisas — tecnologia que leva às lojas físicas os elementos digitais.

Fidelização do consumidor

Muitos comércios têm investido em ações que buscam manter ou aumentar a frequência dos compradores em seus estabelecimentos, garantindo que eles efetuem suas compras em suas dependências.

Algumas estratégias podem ser adotadas por diversos setores, como criar uma política de descontos para as próximas compras do consumidor, desenvolver um cartão com vantagens que incentive o cliente a usar em seus pagamentos, ações promocionais e marketing de relacionamento.

Outras técnicas eficientes podem ser utilizadas nos meios digitais, como disponibilizar ferramentas que auxiliem os consumidores em suas buscas ou que esclareçam suas dúvidas, e ainda investir em produção de conteúdo relevante para os consumidores, como artigos sobre receitas e dicas de harmonização.

O cliente moderno é esclarecido, exigente e consciente. Por isso, investir em ações e estratégias que facilitem sua vida, otimizem seu tempo e permitam que ele tenha economia são questões que os supermercadistas precisam solucionar para manter seus negócios no topo da preferência de seu público e aumentar suas vendas.

Agora que você já sabe quais são os maiores desafios do varejo supermercadista neste ano e nos próximos, que tal conhecer as tendências para o setor? Confira nosso artigo e fique por dentro das principais novidades.

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