fidelizar clientes no supermercado

Como fidelizar clientes no supermercado e ultrapassar as metas

Cada vez mais supermercados são abertos, em pontos estratégicos e até próximos a outros comércios similares. Além disso, todos esses varejos continuamente planejam ações diversas para aumentarem as suas fatias de mercado.

Portanto, estratégias para fidelizar clientes no supermercado precisam ser planejadas e executadas continuamente no seu negócio para que você não perca consumidores para concorrentes.

Neste post, vamos abordar e mostrar como você pode colocar em prática sete dessas estratégias:

  • Promoção de experiência do cliente positiva;
  • Aplicação de marketing sensorial;
  • Aplicação do marketing de relacionamento;
  • Parcerias com terceiros;
  • Desenvolvimento de programas de fidelidade;
  • Criação de supermercado virtual;
  • Realização de pesquisas de satisfação.

Acompanhe-nos, avalie quais ações são viáveis na sua empresa e fidelize seus compradores.

Experiência de compra positiva

Uma boa experiência de compra é decisiva para que os clientes voltem ao supermercado — algumas vezes mais do que os preços. Portanto, atente-se às seguintes ações básicas:

  • Tenha placas de sinalização entre os corredores para que os consumidores não fiquem dando inúmeras voltas sem encontrarem o que precisam;
  • Não permita que o chão fique molhado em área alguma e mau cheiro seja sentido entre corredores, especialmente na seção de frutas e verduras;
  • Caso ponha música no ambiente, opte por melodias suaves, lentas e agradáveis;
  • Não deixe que nenhum produto fique sem preço à mostra, e nem que os valores mostrados nos corredores e expositores sejam diferentes daqueles cobrados ou pesquisados nos leitores de códigos de barras;
  • Treine os funcionários para que nenhum cliente tenha de esperar muito a ser atendido ou ter um problema resolvido.

De modo geral, cuide de todos os pontos do supermercado com os quais seus consumidores têm contato e os demais que possivelmente irão influenciar na experiência deles em seu varejo.

Marketing sensorial

O marketing sensorial tem muito a ver com a experiência que seus consumidores terão. A estratégia acima torna a estada deles no varejo ainda mais agradável, enquanto o diferencial sensorial divulga produtos ou ações.

Por exemplo, para vender mais café, o local pode oferecer degustação — o que vem acompanhado do aroma agradável do produto. Ou seja, os sentidos do paladar e do olfato são atraídos e geram vendas. E, caso seja uma ação contínua, com mercadorias variadas, isso pode fazer os consumidores voltarem sempre.

Marketing de relacionamento

Essa estratégia tem como objetivo criar laços entre marcas e pessoas. Para o objetivo de fidelizar clientes no supermercado, é aproximar-se dos consumidores e fidelizá-los pela comunicação e pelo envolvimento.

Veja duas formas de colocar o marketing de relacionamento em prática na internet e sem fazer grandes investimentos em publicidade.

Nas redes sociais

Consumidores são muito ativos nas redes sociais e têm suas decisões de compra influenciadas por elas. Por isso, são ferramentas que precisam ser utilizadas.

O supermercado, para gerar mais vendas com elas, não deve apenas postar suas melhores ofertas. É preciso ir mais além. Por exemplo:

  • Fazer promoções e sorteios exclusivos para os seguidores;
  • Responder dúvidas do público;
  • Sair do tom comercial postando dicas, novidades e informações;
  • Criar e influenciar discussões pertinentes;
  • Fazer perguntas em posts para motivar a interação.

Em todos os casos é sempre importante optar pela escolha de imagens — atrativas e de qualidade — usar linguagem que converse com o público e ser relevante no assunto.

Com conteúdo no site

Seu supermercado provavelmente vende, entre inúmeros itens, carnes, cervejas, cafés e massas. Esses produtos são exemplos de mercadorias que têm verdadeiros fãs e muitas buscas na internet sobre receitas e formas de consumo.

Portanto, é muito válido tornar o site do seu varejo o destino de parte dessas milhões de buscas mensais. Pois quando o cliente chega a uma marca por conta própria e é auxiliado por ela existem mais chances de ele escolhê-la para sua compra.

Além disso, um blog com textos que ajudam os consumidores em suas compras é uma boa ferramenta para sutilmente influenciar as decisões de compra.

Programas de fidelidade

Uma estratégia relativamente simples, muito eficiente e voltada a esse objetivo, como o nome sugere, é desenvolver um programa de fidelidade. O conceito é gerar benefícios a ambos os lados, premiando os consumidores e os mantendo no seu comércio.

Para isso, por exemplo, pode-se fazer sorteios de números dados aos compradores em cupons — que eles irão receber nas compras a partir de determinado valor. Também é possível, pelo registro do CPF na nota, que os consumidores acumulem pontos conforme compram e posteriormente troquem esses pontos por vales ou descontos em novas aquisições.

Alguns comércios, utilizando um sistema mais complexo para fidelização de clientes, oferecem cartões magnéticos. Então, a pontuação é registrada nesses cartões e depois as pessoas podem usá-los, acumulando determinado número de pontos, para pagar as compras.

De qualquer forma, a empresa e os compradores devem ser levados em consideração antes que qualquer ação seja posta em prática, senão o programa pode não funcionar. Depois, com tudo preparado, a oferta aos clientes para participação tem de ser prática rotineira dos funcionários, bem como a divulgação do programa.

Parcerias com terceiros

Conhece alguma grande empresa ou órgão público próximo ao seu supermercado ou a filiais dele? Caso a resposta seja sim, você pode contatá-los para uma parceria na qual sua empresa ofereça desconto aos funcionários para que eles usem o vale-alimentação em seu comércio.

É uma forma de fidelizar centenas ou até milhares de clientes e gerar vendas recorrentes a eles.

Ter um supermercado virtual

Muitas pessoas atualmente preferem comprar pela internet, comportamento de consumo que já chegou às compras de supermercado e tende a se perpetuar.

Então, ter um e-commerce pode ser o meio de fidelização desse público, já que o supermercado fica à mão e ainda há muitos concorrentes que não investem nas vendas digitais.

Aliás, combinar essa ação com outras promocionais, como oferecer entrega gratuita na primeira compra ou dar cupons de desconto para novos usuários, tende a potencializar a fidelização.

Quer saber como ter um supermercado na internet? Leia nosso guia e crie o seu.

Pesquisas de satisfação

Você não consegue corrigir o que não sabe que está errado, certo? Então, procure ter ciência do que seus clientes estão gostando ou não através de feedbacks deles.

É possível fazer isso com um formulário simples de perguntas rápidas na entrada do supermercado, no caixa ou entre os corredores, com um funcionário abordando as pessoas. Independentemente do formato escolhido, torne a ferramenta visível e instrua os empregados a pedirem a avaliação dos consumidores.

Além de saber o que sua empresa pode melhorar ou mudar para não perder compradores, a ação por si só já deixa claro ao público que seu comércio se importa com a boa experiência dos frequentadores e não quer apenas o dinheiro deles. Essa mensagem subliminar inclusa nas pesquisas de satisfação também ajuda a fidelizar clientes no supermercado.

Quer ler mais conteúdo sobre melhorias no supermercado e ações que geram resultados em vendas? Curta a nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *