cartaz de supermercado

Cartazes de supermercado: como divulgar corretamente as ofertas

Todo consumidor que adentra a um comércio tem em mente os itens que vai comprar. Mas, de acordo com diversas estatísticas do varejo supermercadista, muitas compras acabam sendo decididas enquanto compradores estão nos corredores, sem prévia decisão.

Isso ocorre pelas estratégias de estímulo ao consumo, como os cartazes de supermercado, que induzem os clientes e geram um incremento de faturamento e lucratividade.

E se você quer que seus cartazes também sejam ferramentas de elevação das vendas, precisa ler as práticas de criação e posicionamento deles que abordaremos a seguir.

Tomar cuidado com abreviações

Os profissionais da área podem até entender o que um cartaz de supermercado diz apenas pelas abreviações. Mas os consumidores nem sempre as conhecem e compreendem.

Por isso, as abreviações precisam ser cuidadosas, utilizadas apenas quando são necessárias e de forma que todos entendam o que se quer dizer.

Revisar a ortografia

Por incrível que pareça, palavras escritas erradas em cartazes de supermercados não são raras. Mas são erros que podem ser corrigidos com uma simples revisão de cada um deles.

Quando isso ocorre, além de dificultar o entendimento para os compradores, o comércio pode acabar virando piada nas redes sociais, o que já vimos acontecer algumas vezes.

Atentar aos preços destacados

Por exemplo, se aquele lote recebido como bonificação, vendido com preço promocional bem abaixo do comum, termina, o cartaz do produto precisa ser refeito ou retirado. Porque, quando o comércio faz uma divulgação de valores, é obrigado por lei a vender pelos preços divulgados ou pelo menor deles entre cartazes e gôndolas.

Então, se houver divergência nos números, a empresa pode perder seu lucro em determinada mercadoria ou arcar com insatisfação de clientes e reclamações.

Investir na quantidade

Quanto mais ofertas forem exibidas, maiores são as chances de aumentar o ticket médio das vendas estimulando o consumo. Ou seja, muitos cartazes devem ser produzidos e posicionados, em todos os lugares do supermercado.

Em relação a esse quesito, o cuidado que deve ser tido é para que o layout do comércio não fique poluído pelo excesso, dificultando até mesmo que os clientes localizem e manipulem itens.

Moderar nos tamanhos de cartazes, letras e preços

Geralmente, os tamanhos de cartazes ficam entre 50 x 30 centímetros e 60 x 40 centímetros. Acima disso podem carregar demais o ambiente e até esconder os produtos.

Quanto aos textos e números, precisam ter equilíbrio para que ambos possam ser vistos e entendidos de longe. Só um número não diz nada aos compradores. E se eles apenas conseguirem visualizar o que está escrito, não poderão perceber a oportunidade de pagar menos pelos itens anunciados e não serão atraídos.

De forma geral, a qualidade e a clareza da informação são mais importantes do que o tamanho dos cartazes, já que os clientes transitam pelos corredores, se aproximam deles e passam por diferentes ofertas.

Por isso, quando for interessante e necessário, textos e números podem ser reduzidos para que caibam mais informações essenciais, que deixem claras as vantagens de aproveitar determinada oferta.

Além dos cartazes de supermercados, outro impulsionador de vendas, que deve ser utilizado simultaneamente aos cartazes, são os tabloides. Então, leia agora como fazer os melhores encartes para o seu comércio.

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