Um dos piores problemas ao qual um supermercado está sujeito é à falta de produtos nas gôndolas, o que é a ruptura de estoque. A indisponibilidade, seja de tipos de um item ou de todas suas opções, representa diretamente a perda de vendas e de faturamento.
Aliás, a ruptura pode significar também a perda de clientes para lojas de concorrentes. Porque ela gera impacto na experiência do cliente — um dos fatores mais importantes para a fidelização de consumidores.
Continue em nosso artigo, pois agora você entenderá as principais causas desse problema e como evitá-lo.
A falta de cobertura de estoque
Os produtos precisam de algum tempo, por menor que seja, para serem entregues — além do fato de alguns deles possivelmente exigirem prazos maiores. Por isso, controlar a cobertura de estoque, pelo menos para os itens de reposição mais demorada, é fundamental.
Esse indicador é o que mostra quanto tempo a empresa tem de estoque até que fique sem itens para vender. Então, quando ele não é considerado na atuação do setor de compras, pode ocorrer a ruptura.
Como evitar a ruptura de estoque por falta de cobertura
A solução para esse problema é fazer o cálculo da cobertura. Para realizá-lo, utiliza-se um período de tempo, que pode ser o prazo de entrega dos produtos mais demorados, o estoque disponível e a média das vendas dos itens analisados.
Veja o exemplo:
- Cobertura = número do estoque mantido ÷ média de vendas (por período);
- Cobertura = 1.000 unidades ÷ 125 vendas diárias do produto calculado;
- Cobertura = estoque para assegurar oito dias de vendas.
Então, no momento das aquisições, basta considerar o número do indicador — além do histórico de compras e vendas.
A concentração de compras em fim de mês
Vendedores de indústrias e distribuidoras têm metas a bater, como todos os profissionais de vendas. Consequentemente, não é incomum que ao fim de cada mês eles consigam oferecer preços melhores aos varejistas para facilitar o alcance de suas metas.
Isso é positivo para o supermercadista, pois pode aumentar sua lucratividade. Porém, basear-se demais nessa forma de economia pode fazê-lo entender o que é ruptura de estoque da pior forma possível: arcando com a perda de vendas.
Como agir em relação a esse cenário
A melhor forma de evitar a ruptura por essa causa é orientar o setor de compras a manter as operações com excelência em qualquer período, sempre considerando suas particularidades e variações. E ao fim de cada mês, havendo boas oportunidades, a empresa pode aproveitar preços melhores para assegurar suas coberturas de estoque, por exemplo, ou armazenar volumes maiores de itens de grande saída.
Os atrasos de entregas
Uma boa gestão de compras ainda pode sofrer ruptura por causa dos mais importantes agentes externos, os fornecedores. Problemas com atrasos de entrega, greves que atrapalham trânsito de cargas e demais ocorrências podem causar uma ruptura repentina.
Como evitar a ruptura por atrasos
Primeiramente, o setor que realiza as aquisições tem de manter relacionamento próximo com os distribuidores ativos e monitorar seus prazos. Assim, nenhum problema alheio até mesmo a eles causará atrasos em chegada de itens.
Além disso, o comércio deve ter entre seus tipos de estoque aqueles que o protegem de transtornos assim. O de proteção, por exemplo, preserva as vendas do supermercado em qualquer um dos casos que citamos acima.
Na hipótese de o comércio ter filiais, ele também pode manter o estoque regulador. É quando uma das lojas mantém quantidades adicionais para regular as demais se for necessário, evitando a ruptura com uma solução interna.
As divergências entre estoques físico e registrado em sistema
Os números disponíveis no sistema de gestão de estoque fornecem controle sobre os itens. E a visualização de seus relatórios é importante para dar base aos responsáveis pelas compras em suas análises de novos pedidos.
Porém, se houver diferença entre o que há nas gôndolas e nos registros informatizados, o setor de aquisições pode deixar que faltem produtos frequentemente nos corredores.
Como evitar a divergência de números
Para que isso não ocorra, processos devem ser planejados para identificar tais divergências e manter os registros alinhados. Por exemplo, os repositores podem ficar responsáveis por lançar novas reposições e dar baixa nos produtos vendidos a cada abastecimento de gôndola.
Todos os funcionários do supermercado devem entender o que é ruptura de estoque e estarem empenhados em evitá-la. Pois, pelos problemas e soluções que abordamos, não basta que o proprietário ou apenas um gerente se preocupe com ela. Porque diversos processos diários das equipes têm potencial para causá-la ou extingui-la.
Sua empresa sofre com a ruptura? Alguma das soluções acima pode ajudar o seu comércio? Deixe sua opinião ou compartilhe sua estratégia conosco.