Tabloide de supermercado

Tabloide de supermercado: como fazer um perfeito para o seu

Segundo estudo da assessoria de varejo R-Dias, um bom tabloide de supermercado pode aumentar as vendas em até 47%. É um grande percentual e faz muita diferença para os resultados de qualquer comércio.

Porém, não basta fazer qualquer encarte. Ele precisa ser perfeito para que uma elevação de vendas desse tipo ocorra.

Então, atente aos critérios que vamos abordar sobre a produção de tabloides e às nossas seis dicas para ele ser um grande gerador de vendas no seu negócio.

Acerte no tamanho

Normalmente, tabloides frequentes, como os semanais e quinzenais, não precisam ter mais de quatro folhas com no máximo 20 itens por página. Porém, edições especiais por conta de datas, promoções, sorteios ou outros acontecimentos, podem ser maiores.

Quanto ao tamanho em centímetros, os formatos mais usados são os chamados de magazine e germânico. O magazine mede 20,5 centímetros por 27,5 centímetros de altura, enquanto o germânico tem altura de 41 centímetros e 27,5 centímetros de lado a lado.

Caso o supermercado precise expôr muitos itens, por exemplo, pode escolher o formato maior para não precisar adicionar páginas em suas edições mais frequentes. Do contrário, pode escolher o modelo menor e não desperdiçar espaços.

Use as cores corretamente

As cores que fazem parte do logotipo e as demais sempre usadas pelo supermercado certamente vão aparecer, mas não devem ser muitas e nem todas elas podem ser fortes e gritantes. Porque isso causa um desconforto visual, não é bonito e ainda tira o destaque do que mais se quer que seja visto — os produtos.

Crie uma boa capa

A capa é a apresentação, o convite para que os consumidores folheiem o tabloide de supermercado. Ou seja, tem de ser convidativa e apresentar destaques, sendo no máximo cinco mercadorias e realmente atraentes, seja pelos preços ou por alguma ação promocional, como sorteio.

Na hipótese de ser um tabloide de data especial, como aniversário da empresa, Páscoa ou Natal, a capa pode também ser exclusiva, temática, nem sequer mostrando itens à venda. Em casos assim faz muito sentido e, dependendo do perfil de consumidor do negócio, é até melhor explorar uma imagem representativa do que mercadorias.

Apresente bem os produtos

Os produtos nunca devem ficar muito próximos uns dos outros. Como dissemos anteriormente, o ideal é que não passem de 20 por página. Porém, convém reduzir o número se o espaço acabar ficando apertado.

Todos eles precisam ser bem visualizados, separados uns dos outros de forma que as informações de cada um — nome, preço, marca, etc — não se confundam. E o tamanho das imagens e letras não necessita ser grande, mas deve facilitar a leitura e permitir que os detalhes sejam visualizados.

Inclua informações adicionais

Promoções não duram para sempre, assim como ofertas. E o preço de um produto pode mudar entre uma impressão e outra.

Todo esse tipo de informação tem de ser colocado no encarte do supermercado para que as condições fiquem claras aos consumidores. Isso serve para evitar transtornos no momento da chegada deles ao caixa e até queixas no Procon.

Além disso, deixando claro que boas oportunidades para compras possuem período ou estoque limitado, as pessoas se adiantam para aproveitar e as vendas são impulsionadas.

Gere conteúdo de informação e entretenimento

Conteúdo além de mercadorias e preços pode ser adicionado a encartes, especialmente em edições maiores e especiais de tabloides. Podem ser receitas de pratos principais e sobremesas, dicas de harmonização de comidas e vinhos, curiosidades sobre produtos, datas ou eventos e qualquer outro tema interessante ao perfil do público atendido pela empresa.

Informar e entreter faz com que os compradores fiquem mais tempo com os encartes abertos e procurem produtos nele a partir da informação ou do entretenimento que consomem. Portanto, mais vendas podem ser feitas a partir de tais produções. Também, o conteúdo que atrai e tem valor consegue envolver as pessoas, as deixando mais próximas da marca.

Categorize a exibição de mercadorias

Não é possível mostrar todo o estoque de um comércio em um encarte. Por isso, a escolha de exibição deve ser de algumas categorias, havendo harmonia entre os itens apresentados em cada página.

Por exemplo, não convém que as carnes estejam na mesma página dos produtos de limpeza. Ou que artigos de bazar dividam espaço com chocolates.

O máximo que pode ocorrer é a alocação de produtos de categorias diferentes em mesmas páginas quando há alguma associação entre eles. Facas e cortes de carnes junto a refrigerantes e cervejas em uma seção direcionada ao churrasco é um bom exemplo.

6 dicas para ter um tabloide de supermercado que gera vendas

Cuidar de todos os critérios acima não adiantará se o seu encarte não gerar vendas. Portanto, veja agora algumas práticas para que ele funcione como o esperado.

1. Faça boas imagens

Contrate um prestador de serviço especializado para fazer boas fotos, principalmente de imagens ilustrativas que não sejam de mercadorias. E selecione as melhores imagens de produtos sempre, especialmente dos frescos.

2. Revise os textos e números

Quando o arquivo estiver pronto para impressão, leia-o atentamente do início ao fim para evitar qualquer erro de português ou em preços. Descuidos assim podem tirar a credibilidade do varejista.

Aliás, quando o preço em um encarte de supermercado está errado e é menor que o real de venda, a empresa é obrigada a vender o produto em questão pelo valor mais baixo anunciado. Então, tenha muito cuidado para não perder dinheiro.

3. Invista em um bom material

Papel não é algo barato, mas não convém arcar com todos os gastos necessários e economizar escolhendo um material ruim. O tipo errado de papel pode ter aspecto pouco profissional, não ser agradável nas mãos ou amassar facilmente. Tudo isso é pouco atraente e pode fazer a maioria das tiragens ir para o lixo.

4. Peça o patrocínio de fornecedores

É possível que seus parceiros comerciais acabem cobrindo 100% da despesa com produção de encartes ou pelo menos grande parte dela. Pois os produtos que elas fornecem serão vistos e comprados. E quanto mais seu supermercado vende, mais compra deles.

Dessa forma, o custo para a empresa é reduzido, as vendas são aumentadas e fica mais fácil financeiramente investir em tudo o que há de melhor para confeccioná-los.

5. Entregue-os na entrada do supermercado

Com entregar na entrada queremos dizer distribuir os tabloides aos consumidores que estão chegando. Pois eles ainda começarão suas compras e podem acabar aumentando-as pelo que virem no encarte.

Entregar somente aos que já estão saindo, colocando em suas sacolinhas, pode fazer com que as cópias sejam na maioria jogadas fora. Porque nem todos clientes vão guardá-las em casa e depois vê-las antes de comprar novamente.

6. Publique o encarte no site da empresa e nas redes sociais

Muitas pessoas pesquisam preços em casa, na internet, antes de ir às compras. Por isso, seu encarte precisa estar lá. E não só estar, deve proporcionar boa visualização, ter rápido carregamento e e igual rapidez no passar das folhas.

Para vender mais, além de ter um bom tabloide de supermercado, a exposição de produtos, promoções e ofertas também precisa influenciar os consumidores. Veja como fazer isso lendo estratégias de exposição que auxiliam no aumento das vendas.

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