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Cotação de preços: as 5 práticas infalíveis para ter sucesso

Junto a tarefas como precificação de produtos e planejamento de ações de marketing, a cotação de preços é responsável por gerar lucratividade ao supermercado. Pois ela não auxilia apenas na escolha dos fornecedores com melhores preços, mas também na negociação em relações comerciais mais antigas.

Para todos os casos, a equação é a mesma e simples: quanto menor for o custo, maior é o lucro. E o setor de compras deve sempre atentar a essa conta e buscar os melhores resultados.

Acompanhe-nos e veja 5 práticas que garantem o sucesso do supermercado nessa questão.

1. Fazer solicitação padronizada de orçamentos

Qualidade é muito importante e não pode ser virtude ignorada. Por isso, fazer uma requisição padronizada requer que previamente os compradores saibam da qualidade que os fornecedores escolhidos oferecem. E depois que essa pesquisa é feita, o setor de compras pode enviar aos selecionados a requisição padronizada.

O documento consiste em solicitar aos possíveis fornecedores informações sobre os itens desejados e valores para as quantidades pretendidas.

O que diferencia o método da cotação de preços normalmente feita é que através deste documento cada atacado ou indústria tem ciência de que concorrentes estão envolvidos. Então, são influenciados a competir oferecendo os melhores preços.

No fim, o supermercado ganha com possibilidades variadas de comprar com os menores custos.

2. Predefinir pedidos

É natural que os fornecedores queiram aumentar as vendas e até mesmo tentem empurrar produtos a mais em cada pedido. Porém, o varejo pode internamente planejar as compras com antecedência e emitir ordens inalteráveis.

Assim, não há possibilidade de os compradores acabarem cedendo à persuasão dos vendedores — que sempre buscarão elevar suas comissões.

A prática serve para que o supermercado mantenha controle sobre as operações e não faça aquisições em excesso. Porque compras desnecessárias ou que não geram retorno são tão negativas quanto pagar demais pelas mercadorias necessárias.

3. Manter histórico de cotação de preços

Possuir todos os orçamentos recebidos anteriormente para consulta tem funções diversas, como:

  • Identificar se o desconto oferecido por um fornecedor é real ou apenas uma estratégia de venda;
  • Perceber se a elevação dos preços de fornecedores, algo natural, está adequado;
  • Negociar com fornecedores utilizando valores orçados anteriormente como base de argumentação;
  • Acompanhar indicadores de desempenho para avaliar a competência e o sucesso do setor de compras.

Como você sabe, não é possível gerenciar o que não é medido ou, pelo menos, acompanhado. Ou seja, trata-se de controlar os orçamentos para gerir custos e comprar melhor — com mais embasamento.

4. Estabelecer relações comerciais legalmente

Assinar um contrato de parceria comercial com o fornecedor pode ser uma ação muito vantajosa para o supermercado.

A partir de um compromisso de compra de mercadoria em longo prazo é possível congelar preços temporariamente, obter descontos mais relevantes e garantir fornecimento ágil de produtos.

5. Analisar os números da gestão de compras

Novamente, citaremos os indicadores de desempenho. Pois é preciso estabelecê-los e acompanhá-los para que o supermercado consiga gerenciar o setor de compras e seus resultados.

Por meio de análise, o comércio pode visualizar dados como:

  • Capacidade dos profissionais de reduzir os custos;
  • Elevação dos preços e sucesso da empresa em reduzir o impacto dos aumentos;
  • Média de compras, datas com mais pedidos e o impacto de ambos na empresa;
  • Fornecedores mais confiáveis, com os quais fechar contratos de fornecimento para a obtenção de vantagens.

Todas essas informações e uma série de outras importantes são obtidas com relatórios gerenciais e práticas de registro específicas que o supermercado pode criar. Individual ou conjuntamente, elas fornecem respostas para que o varejo desenvolva ações para lucrar mais.

Agora que você viu como elevar a lucratividade por meio da cotação de preços, leia como reduzir o consumo de energia elétrica no supermercado. São mais 5 ações eficientes para a empresa ter menos despesas.

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