inventário de estoque

Inventário de estoque: 5 erros que o supermercado precisa evitar

Fazer um inventário de estoque trata-se de classificar produtos disponíveis no supermercado e fazer a contagem deles. E serve para manter o controle sobre os recursos de mercadoria da empresa e validar os resultados das movimentações de itens.

Além disso, o processo gera benefícios ao comércio, como a possibilidade de identificar perdas e compras inadequadas e de ajustar tarefas para obter mais eficiência e menores custos.

Porém, esses benefícios podem não ocorrer se a realização do inventário tiver erros. Por isso, vamos mostrar agora cinco deles que seu supermercado precisa evitar.

Não planejar a organização do supermercado para o inventário

Todas as gôndolas e demais móveis precisam estar organizados na data de realização do inventário de estoque. Do contrário, a contagem é atrapalhada, torna-se mais demorada e fica propensa a erros. E deixar a organização para o momento da realização do inventário também não funciona.

Para o local de armazenamento do estoque, a antecedência pode ser de alguns dias. Porém, na área frequentada pelos consumidores não é possível fazer isso. Mas o supermercado pode realizar a organização no dia anterior, após o encerramento do atendimento ao público. E a contagem pode ser feita no outro dia, antes da abertura aos consumidores.

Tratar o inventário como simples contagem de itens

A realização do inventário precisa ser planejada antecipadamente. E todos os profissionais envolvidos em áreas que influenciam no inventário precisam estar preparados para o processo e participarem dele.

Por exemplo, é preciso validar o cadastro de mercadorias, tendo a certeza de que não há erros em descrições, preços, códigos e demais dados.

Quanto ao sistema de cadastro, o responsável por ele deve estar pronto para o momento em que a ferramenta precisa ser pausada. Pois a contagem e a consolidação dos resultados não podem sofrer divergências pela movimentação de números em meio às tarefas.

Manter o recebimento normal de compras durante o inventário

Essa prática certamente causa erros no inventário ou, no mínimo, dificulta em muito o processo. Por exemplo, se dois corredores já foram contados e a empresa recebe uma carga referente a eles, é preciso reabrir toda a contagem de algumas categorias de produtos.

O que o supermercado deve fazer é diminuir a movimentação enquanto prepara a área de armazenamento interno para o dia da contagem, até que nada seja recebido nos dois dias que a antecedem.

Então, na data anterior à da realização, deixa-se as gôndolas totalmente abastecidas, e mais nenhum item é movimentado até que o inventário de estoque esteja pronto.

Encerrar e validar os resultados apenas uma vez

Cada categoria ou área do supermercado tem de passar por uma validação e ter um encerramento assim que a contagem específica é feita. Porque, caso ajustes sejam necessários ou erros de números sejam encontrados, a solução é logo providenciada. Depois, a continuidade do processo, em outras categorias ou seções, ocorre sem problemas.

Realizar a contagem geral, fazer o balanço, encerrar e logo registrar os números pode gerar resultados errados e não corrigidos. Também, ajustes podem ser identificados neste momento — o que demanda reabertura da contagem e causa mudança em encerramentos individual e final.

Não analisar as informações levantadas

Realizar o inventário é uma obrigação, mas cumpri-la não pode ser a única finalidade do processo. É preciso aproveitar os dados gerados nas contagens e nos ajustes para qualificar as operações do supermercado.

Por exemplo, por meio dele se pode identificar excessos ou faltas nas compras, e como corrigir o erro constatado. Também, é possível analisar se as quantidades mantidas para cobrir determinado tempo de estoque são adequadas ou não. E, caso haja divergência de números de itens armazenados e registrados no sistema de cadastro de produtos, logo o responsável pode corrigir o erro.

Você já teve problemas com o inventário de estoque? Utiliza algum método específico para fazê-lo? Compartilhe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *