Prevenção de perdas

Prevenção de perdas: melhore os resultados do seu supermercado

As perdas no varejo significam dinheiro da empresa sendo jogado fora. Além dos valores investidos em compras de mercadorias que não serão vendidas, perde-se o faturamento e o lucro que os itens iriam gerar.

Para evitar esse prejuízo, que pode acabar sendo frequente, é preciso  desenvolver, implantar e aperfeiçoar continuamente um programa de prevenção de perdas no supermercado. Esse é um investimento, inclusive de esforços, que gera retorno ao comércio — e garante que os gastos com estoque também gerem resultados.

Conheça agora sete das melhores práticas para evitar perdas pontuais, recorrentes e por motivos diversos.

Saber por que as perdas ocorrem

As razões das perdas mudam entre um supermercado e outro. E, nos piores casos, até se acumulam.

Identificar os motivos é o primeiro passo para começar a reduzi-las. Já tentar inverter essa ordem causa demora e ineficiência nas ações, fazendo com que elas se tornem mais caras para a empresa.

Portanto, veja quais são os tipos de perdas mais comuns e como ocorrem.

Perdas conhecidas

Possuem esse nome porque podem ser esperadas, ocorrendo em meio às tarefas diárias. Dentro desse tipo de perda temos:

  • Deterioração de produtos perecíveis, o que pode ter como causa compras mal planejadas — em desacordo com o ciclo de vendas;
  • Danificação em manuseio: são as quebras e sobras, que ocorrem especialmente em setores como padaria e açougue, demandando revisão dos processos;
  • Vencimento de produtos, mesmo sem deterioração: pode acontecer com qualquer mercadoria no caso de compras excessivas, baixa de vendas ou ineficiência de ações promocionais e ofertas.

Perdas não conhecidas

Essas perdas apenas são percebidas quando os inventários são feitos. Por isso, como explicaremos a seguir, o ideal é fazer inventários rotativos.

Entre perdas identificadas posteriormente, as principais são:

  • Furtos internos e externos, o que pode ser facilmente coibido com a instalação de câmeras em corredores e setor de armazenamento;
  • Recebimentos imperfeitos: para acabar com esse tipo de perda é preciso manter sempre em uso a guia cega de notas fiscais, o que também abordaremos, e acompanhar o indicador de pedidos perfeitos — que deve ser mantido sempre próximo de 100%.

Todos esses motivos podem existir de maneira direta ou serem consequências de outros procedimentos ou razões.

Utilizar antenas antifurto

Essa ação é específica para inibir os furtos, pois as antenas ficam visíveis na entrada do supermercado. Assim, desmotiva clientes mal intencionados a furtarem até mesmo os itens menores e mais fáceis de esconder porque os produtos não precisam estar à vista para serem identificados.

Realizar inventários rotativos

Diferentemente do que ocorre na realização de inventários gerais, feitos em períodos maiores, nos inventários rotativos (cíclicos) as contagens são recorrentes e de apenas parte do estoque por vez.

Por exemplo, o comércio pode separar os produtos por categorias e definir periodicidades diferentes para a contagem frequente delas.

Dessa forma, as perdas de qualquer tipo são mais rapidamente identificadas e as soluções necessárias podem ser providenciadas antes que novas perdas ocorram. E pequenos casos, que se tornam relevante no geral, podem ser resolvidos frequentemente.

Utilizar a guia cega de notas fiscais

A guia cega é uma cópia de cada nota de entrada de mercadoria, mas sem o detalhamento de quantidades. Ela serve para que a conferência seja feita após o recebimento de produtos — principalmente em grandes lotes.

Então, o funcionário que realiza a contagem preenche esses dados e os compara com o documento fiscal recebido junto à compra. Caso haja qualquer divergência, ela é identificada.

A prática elimina os riscos de o supermercado pagar o total das notas fiscais e receber menos carga, uma perda direta de capital de giro.

Mapear processos

Desenhar um modelo de funcionamento age em favor da prevenção de perdas e da eficiência do trabalho. Sem isso, tarefas podem ser simplesmente deixadas para depois e a desorganização pode tomar conta de vários setores.

Em um mapa de procedimentos simples, pode-se definir critérios como

  • Dias de recebimento das cargas;
  • Pessoas atribuídas às conferências;
  • Locais de armazenamento de cada tipo de item;
  • Tarefa gerencial de registro de quantidades a ser feita logo após a confirmação da entrega correta do fornecedor;
  • Horários de reposições e funcionários destacados para isso;
  • Obrigatoriedade de controle a ser feito após a reposição, para que a gestão de estoque não fique desatualizada.

Estabelecer indicadores de resultados

Os indicadores são tópicos cujos números dão respostas diretas, exibem causas e consequências e apontam correções ou sucesso. O estabelecimento deles depende do programa desenvolvido em cada varejo e pode incluir, por exemplo:

  • Percentual do valor das perdas em relação ao faturamento;
  • Indicadores de motivos das perdas;
  • Taxa e valores médios de produtos perdidos.

Independentemente do comércio e de qual estratégia seja desenvolvida, o indicador mais importante e que sempre tem de ser estabelecido e acompanhado é o de perda real. E o monitoramento dos demais indicadores precisa ter como objetivo a redução do número deste último.

Também, uma periodicidade precisa ser definida para leitura dos indicadores e comparação dos números com o mesmo período passado. Pois não adianta muito saber que determinada perda foi reduzida em 30% sem que também se saiba dentro de qual prazo isso ocorreu e qual foi a redução atingida anteriormente.

Criar o setor de prevenção de perdas

Não sendo possível manter uma área só para prevenir perdas, a empresa deve no mínimo nomear um funcionário como responsável pelo programa.

É necessário que pelo menos uma pessoa esteja diariamente empenhada nas ações que abordamos acima e na medição da eficiência delas. Além disso, o profissional precisa a todo momento se comunicar com outros setores, compartilhar dados e revisar procedimentos.

Dividir o tempo entre essas e outras responsabilidades tende a deixar que falhas aconteçam e os desperdícios sigam ocorrendo.

Agora, havendo possibilidade de manter um setor apenas para criar e executar estratégias de prevenção, o varejo pode também premiar os profissionais envolvidos nele pelo alcance de metas. É uma maneira de influenciá-los a agirem em prol do alcance dos números buscados para os indicadores de sucesso desse trabalho.

Para obter os melhores resultados, o ideal é aliar um bom programa de prevenção de perdas no supermercado a técnicas que geram aumento de vendas. Então, veja como vender mais com diferentes estratégias de exposição de produtos.

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