indicadores de gestão de estoque

7 indicadores de gestão de estoque que você precisa acompanhar

Controlar bem o estoque do supermercado é mais do que ter o registro de entradas e saídas e fazer o inventário. É necessário estabelecer, calcular e acompanhar indicadores de gestão de estoque. Porque eles não dizem respeito apenas ao gerenciamento de produtos e números, mas também de processos e finanças.

Os indicadores são uma forma de qualificar cada vez mais os procedimentos do supermercado, fazendo com que se efetivem as melhores compras, evitem-se perdas e mantenha-se a lucratividade.

E se você quiser gerir bem seu comércio e o estoque dele, não deixe de acompanhar os 7 indicadores que mostraremos agora.

Tempo de reposição

O processo de reposição vai da realização do pedido ao fornecedor ao momento em que os produtos estão disponíveis para venda. Neste caso, se a chegada dos itens leva sete dias e os processos internos de cadastro mais um, o tempo de reposição é oito dias.

Não é um dos indicadores de gestão de estoque que possa ou precise ser calculado, como ocorre com os demais. Ele apenas deve ser acompanhado para que se saiba o tempo de cada mercadoria e se tenha uma média prevista para acompanhamentos, negociações e cálculo de outro indicador que veremos a seguir.

Giro de estoque

O giro de estoque é o indicador que demonstra se determinados produtos estão sendo vendidos, tendo o estoque renovado constantemente, ou estão parados na empresa.

Para calcular o giro, primeiro se define a mercadoria a ser verificada e o período do cálculo. Depois, realizam-se duas contas:

  • Estoque médio: é a soma dos estoques inicial e final do período dividida por dois;
  • Giro de estoque: divide-se o total de vendas do período pela média obtida acima.

Ponto de pedido

Este é um dos principais indicadores de gestão de estoque porque orienta o setor de compras a agir e não deixa que o supermercado sofra com rupturas, que geram vendas perdidas.

O primeiro passo é multiplicar o número diário de compras do produto calculado pelo seu tempo de reposição. Por exemplo, se 90 quilos de arroz saem diariamente e o fornecedor leva cinco dias para entregar os pedidos, o primeiro resultado é 450 quilos.

O segundo passo, para se chegar ao ponto, é somar o número obtido na multiplicação ao estoque de segurança. Portanto, caso este último seja de 250 quilos, o ponto de pedido é 700 quilos. Ou seja, sempre que o estoque atingir o ponto calculado, um novo pedido tem de ser feito.

Cobertura de estoque

A cobertura é o tempo pelo qual o supermercado fica abastecido de uma mercadoria com determinada quantidade dela. E é importante para saber por quanto tempo os estoques armazenados ainda podem suprir as necessidades dos clientes sem que haja ruptura, seja antes ou depois do ponto de pedido.

Para calcular a cobertura, divide-se o número mantido em estoque pela média de vendas diárias do item calculado. Utilizando o número do exemplo acima, de 90 quilos de arroz vendidos diariamente, e um estoque hipotético atual de 500 quilos, existe a cobertura de cinco dias e meio de estoque.

Zeramento de estoque (stock out)

O stock out demonstra quantos dias ou quantas vezes no mês houve zeramento de uma mercadoria, o que causa a ruptura de estoque.

Como esse tipo de ocorrência é negativo, o indicador tem de ser mantido com resultado zero ou o mais próximo possível disso.

Indicador de pedidos perfeitos

Pedidos perfeitos são aqueles que se concluem sem erros por parte dos fornecedores ou da equipe de compras, seja nos produtos, na entrega ou em notas fiscais. Além de um indicador geral deles para a empresa, cada fornecedor pode ter o seu próprio — para os compradores escolherem os melhores fornecedores para as aquisições.

Bem ao contrário do stock out, o ideal é que este indicador seja de 100% ou o máximo possível. Porque o retrabalho atrapalha as operações, reduz a eficiência e gera custos.

Valor diário de inventário (Inventory value day — IVD)

O IVD indica o quanto de dinheiro o supermercado tem no inventário por um possível excesso de mercadorias armazenadas.

Para chegar a ele, os profissionais devem identificar se há sobras, acima das definições de estoques máximo e de segurança. Então, medidas devem ser tomadas para o escoamento do excesso, pois a armazenagem gera custos que se elevam com itens parados, reduzindo o lucro.

E se o caso for grave, pode ocorrer desperdício financeiro ainda maior por vencimento de produtos.

Agora, que você sabe como acompanhar os principais indicadores de gestão de estoque e para que eles servem, assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre o ramo supermercadista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *