erros na gestão de estoque

5 erros na gestão de estoque que supermercados precisam evitar

Quando um supermercado enfrenta erros na gestão de estoque tem um problema com o principal fator de funcionamento e crescimento da empresa: os itens que geram as vendas.

E tais erros fazem com que o comércio trabalhe de forma desorganizada, não controle bem suas mercadorias e gaste muito tempo com as atividades. De uma forma geral, o supermercado acaba perdendo dinheiro com cada uma dessas falhas.

Agora, vamos mostrar cinco delas que precisam ser impedidas de ocorrer. Atente a elas e veja se a sua empresa precisa de medidas para correção.

Não fazer inventários periódicos

Os inventários servem para que o supermercado faça a contagem de todos os seus itens mantidos em gôndolas e demais estoques. Por meio dele, a empresa atesta os resultados das movimentações de compras e vendas e consolida seus números. Também, inventários ajudam o comércio em suas atividades, como na identificação de perdas e na adequação de suas compras.

Por todos esses motivos e pela necessidade de o controle sobre mercadorias ser constante, devem ser realizados periodicamente. E não fazê-los é um erro grave, que permite desperdícios de recursos sistematicamente.

Não integrar o setor de compras com os profissionais do estoque

Os funcionários responsáveis por fazer as aquisições e os que trabalham com o estoque devem trocar informações de suas atividades constantemente. Do contrário, estoquistas podem se ver sem produtos nas gôndolas e compradores podem acabar adquirindo lotes maiores do que os necessários.

Ambos os setores trabalham com números de mercadorias, fluxos de entradas e saídas, necessidades específicas e controles. Então, precisam estar unidos em prol de atender às demandas, prevenir perdas e adequar as atividades às demais necessidades da empresa.

Não ter boa relação com fornecedores

Esses parceiros são os que mantém o supermercado abastecido e vendendo. E não ter boa relação com eles é um dos grandes erros na gestão de estoque porque o relacionamento não trata-se de fazer pedidos e realizar pagamentos.

O comércio deve esclarecê-los de suas necessidades e estabelecer boa e próxima comunicação. Assim, é mais fácil poder contar com eles em emergências, negociar condições, reduzir tempo de entregas e aproveitar campanhas para aumentar as vendas.

Inclusive, com os melhores fornecedores, pode-se fechar contratos de parceria comercial para que a empresa fique segura de poder contar com os benefícios que geram.

Fazer cadastros genéricos

Por exemplo, no estoque das farinhas cada item precisa ser cadastrado com detalhes: produtos refinados, integrais, sem glúten e assim por diante. Pois se elas forem cadastradas apenas com nome, marca e peso, será difícil depois identificar qual tipo está acabando, qual não teve saída e chegar a outras conclusões importantes.

Não monitorar o tempo médio de estocagem

Entre os diversos erros na gestão de estoque que podem ocorrer, este é um dos mais comuns. E acontece quando o responsável por um comércio acompanha os itens mantidos até perceber que é preciso comprar novamente, quando faz o pedido.

Trabalhar dessa forma toma mais tempo dos profissionais e não garante uma gestão organizada. O correto é saber quanto tempo determinado estoque de cada item demora a ser vendido, de acordo com cada produto e rotatividade. E passar tais informações aos compradores.

Assim, o setor de compras pode se planejar e deixar suas aquisições programadas, o que evita a ruptura de estoque e dá mais tempo e tranquilidade para negociar com fornecedores.

Agora, leia como fazer um controle de estoque impecável com quatro práticas efetivas e evitando os erros na gestão de estoque que citamos.

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