CIF e FOB

CIF e FOB: como escolher a melhor modalidade de frete

Existem duas modalidades de frete para receber mercadorias: CIF e FOB.

A modalidade CIF — cost, insurance and freight, que significa custo, seguro e frete — refere-se ao transporte que é pago na origem, sob a responsabilidade do fornecedor. E inclui o valor do seguro da carga. Depois, normalmente ele repassa os valores em nota fiscal ao supermercado.

A FOB, de free on board (livre a bordo, em português), funciona de maneira contrária. Ou seja, as despesas com o frete são pagas pelo destinatário. Neste caso, o varejista arca diretamente com os custos do frete e também com as responsabilidades e burocracia do processo.

Agora que você já sabe o que são as modalidades e quais são suas diferenças, entenda como escolher a melhor para as compras de seu supermercado.

Comparar as despesas dos fretes CIF e FOB

Além dos gastos que um transporte demanda, existem tarefas relacionadas à responsabilidade pelo processo de entrega. E como na modalidade CIF tudo fica a cargo do fornecedor, ele pode adicionar à nota ainda um percentual relativo a essas tarefas associadas. Então, o resultado pode ser o pagamento de um alto transporte embutido.

Por outro lado, na escolha pelo FOB, o supermercado tem de se responsabilizar pela entrega mas também pode gerenciar exatamente todos os seus valores. Portanto, consegue ter a certeza de que pagará realmente apenas o valor necessário para o frete, além de poder procurar o custo mais baixo.

Diante de tudo isso, o gestor do supermercado precisa calcular qual situação se revela efetivamente mais econômica.

Analisar o aproveitamento do ICMS sobre frete

Assim como as vendas de atacado e varejo, o transporte de cargas também é tributado pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Logo, adquirir o serviço permite tomar crédito de ICMS, como na compra de mercadorias do fornecedor.

Por isso, ao realizar a conta acima, o supermercado deve projetar esses créditos. No fim, se a diferença entre as despesas de CIF e FOB não for relevante, a economia obtida no ICMS pode ser o diferencial de escolha.

Avaliar se a empresa está apta a lidar com o transporte

Uma das desvantagens de optar pelo transporte CIF é ficar dependente de terceiros para resolução de problemas que envolvam as cargas. Porque o supermercado, como destinatário, não é responsável pelo deslocamento.

Por outro lado, a opção pela modalidade FOB implica na contratação de uma transportadora adequada à entrega, além de outras tarefas. Ou exige que o varejo tenha estrutura — organização, veículos e pessoas — para buscar suas compras.

De qualquer forma, para escolher pelo frete FOB é preciso que a empresa esteja preparada para lidar com suas exigências. Do contrário, obter os produtos adquiridos pode acabar se tornando um transtorno recorrente. E um supermercado nunca pode ficar sem mercadorias nas gôndolas.

Por isso, mesmo parecendo mais vantajoso e propiciando controle sobre o processo, escolher pelo FOB pode não ser possível. Porém, o comércio sempre pode planejar-se para o mais rápido possível ter total comando sobre o deslocamento de suas cargas se desejar.

Agora, você já sabe como escolher entre CIF e FOB e por que uma modalidade pode ser mais econômica que a outra. Mas não deixe de aproveitar mais conteúdo do nosso blog.

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