consumo de energia elétrcia

5 ações eficazes para reduzir o consumo de energia no supermercado

Segundo associações do setor supermercadista, o consumo de energia elétrica passou a ser a segunda maior despesa dessas empresas após 2015. O impacto desse custo refere-se a necessidades como refrigerar produtos e climatizar e iluminar o ambiente.

Porém, mesmo que essas necessidades sejam indispensáveis, é possível reduzir esse gasto. Com algumas ações e investindo em alternativas, o supermercado pode diminuir o peso da conta e, ao mesmo tempo, aumentar sua margem operacional.

Veja cinco ações que funcionam para reduzir essa conta e como colocá-las em prática.

Instalar painéis solares

Os painéis solares fotovoltáticos são células, em forma de quadros, que têm a capacidade de converter a luz do sol em energia. Basta adquiri-las e solicitar a instalação em cima do supermercado, onde mais irão tomar sol.

Obviamente, isso requer um investimento. Porém, a economia mensal com parte da energia sendo gratuita pode em alguns meses gerar o retorno do valor gasto. Então, após esse tempo, haverá redução real de despesa.

Explorar a iluminação natural

Um comércio que funciona diariamente entre oito e 20 horas, além do tempo necessário de trabalho interno pré e pós-abertura, pode ficar com as luzes acesas por 15 horas todos os dias.

Ter uma estrutura planejada para utilizar ao máximo a luz solar pode reduzir esse tempo para, no mínimo, sete horas. É claro que outros setores, além do aberto ao público, terão de utilizar suas lâmpadas. Mas ainda assim a prática representa uma economia relevante pela diminuição de consumo na maior área da empresa.

Uma excelente maneira de explorar a luminosidade do sol é fazer fachadas com vidro claro que tenha proteção contra raios ultravioleta. O material proporciona beleza ao local, permite a entrada de iluminação natural e protege o interior dos raios nocivos do sol.

Substituir equipamentos expositores antigos

Equipamentos novos de supermercados podem ter um valor elevado. Por outro lado, além de serem mais eficientes, são projetados para impactar menos o consumo de energia elétrica.

Por fim, essas aquisições podem aumentar a satisfação dos clientes, tornarem a disposição do varejo mais atrativa e reduzirem uma conta mensal. E todos esses fatores representam melhores resultados no comércio.

Utilizar somente luzes de LED

As luzes de LED têm a mesma capacidade de gerar luminosidade que as outras lâmpadas, mas gastando muito menos energia que elas. Um dos motivos é por não gerarem calor no funcionamento.

Como comparação, enquanto outra lâmpada precisa de 60 watts para produzir determinada luminosidade, o LED necessita de apenas 20 watts para surtir o mesmo efeito. Ou seja, é um terço do consumo de energia elétrica de outras opções.

Além disso, o LED é muito mais resistente que a iluminação incandescente ou fluorescente. Portanto, há economia também na manutenção da iluminação dos locais.

Utilizar sempre o sensor de presença nas portas

Alguns comércios colocam o ar-condicionado no máximo em dias quentes para garantir o conforto de funcionários e clientes. Mas isso não é preciso se as portas estiverem sempre fechadas.

Quando os supermercados possuem portas comuns, que precisam ficar abertas, ou desativam seus sensores, entra muito calor externo no ambiente. Então, a refrigeração do local precisa de mais potência. E justamente esses equipamentos estão entre os que mais elevam o consumo de energia elétrica.

O gasto com energia no seu varejo está muito pesado? Já tomou alguma decisão para reverter esse quadro ou vai pratica alguma ação que abordamos? Comente conosco abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *