Etiquetas eletrônicas para supermercados

Etiquetas eletrônicas para supermercados: entenda como funciona

As ferramentas para funcionamento dos supermercados vêm sendo modernizadas dia a dia, e algumas delas até sendo substituídas. É o que em vários comércios já ocorre com a troca das etiquetas de papel pelas etiquetas eletrônicas para supermercados.

Entre tantos recursos que a tecnologia possibilita que sejam criados, alguns deles inclusive para a redução de filas, este é um ainda pouco explorado no Brasil. Mas certamente ganhará espaço pelas características que tem pelos benefícios que traz.

Quer entender melhor o sistema? Aproveite este post para conhecê-lo e saber se realmente é um bom investimento para seu negócio.

O que são as etiquetas eletrônicas para supermercados

As etiquetas eletrônicas de gôndolas são compostas de um sistema informatizado de precificação e pequenas telas que mostram os preços. Além dos valores, dependendo da ferramenta implantada, outros dados podem aparecer, como:

  • Preços comum e promocional;
  • Aviso de oferta;
  • Validade do lote;
  • Desenhos que representam os itens.

O que armazena os dados dos produtos é um servidor mantido na empresa, que por conexão de internet sem fio atualiza as informações exibidas nas etiquetas. Assim, milhares de itens podem ter dados atualizados em segundos.

Além disso, há integração entre o servidor e os caixas, garantindo que não haverá divergências na hora de os clientes pagarem suas compras. E o sistema ainda registra as mudanças feitas e informações adicionais que não constam na exibição das telas, para que o responsável possa verificar as movimentações e corrigir possíveis erros.

A etiquetagem eletrônica é um bom investimento?

Em diversos países do mundo e também no Brasil, porém mais recentemente, o ferramenta vem sendo utilizada com sucesso por diversos comércios.

E, conforme gestores de alguns deles que foram entrevistados por veículos de comunicação, os benefícios são diversos e há retorno em médio e longo prazos. Pois o gasto é momentâneo e relevante, mas a qualificação dos procedimentos internos e a economia gerada são contínuos e, com o tempo, cada vez mais significativos.

Aumento da confiança do cliente

Não é incomum, por mais cuidado que as empresas tomem, que compradores cheguem aos caixas e se deparem com divergências de preços — o que abala a confiança deles.

Como as etiquetas eletrônicas de gôndolas atualizam os dados em tempo real e são integradas aos caixas, torna-se quase impossível que tal transtorno ocorra.

Fim do gasto com papel

Ainda que a implantação da ferramenta tenha custo, eliminam-se os gastos recorrentes com papel, material que não é barato. Além disso, como sempre há etiquetas jogadas fora e inutilizadas em promoções, trocas de preços ou por erros de escrita, também elimina-se o desperdício de materiais e dinheiro.

Aumento da produtividade

Funcionários podem passar muito tempo atualizando etiquetas manuais e as conferindo, sendo que há muitas outras tarefas importantes a serem feitas e clientes para atender.

Então, na possibilidade de eliminar esse trabalho manual, o comércio pode agilizar a precificação, direcionar a equipe a outras tarefas e ter uma empresa que funciona melhor.  Dependendo do caso e do tamanho da unidade, pode ser possível até contar com um quadro de funcionários menor, uma economia relevante em salários e encargos trabalhistas.

Por outro lado, mesmo com tudo o que o sistema tem de positivo, pode não ser uma boa escolha para comércios muito pequenos e sem filiais. Por exemplo, se apenas um funcionário conseguir precificar os itens e atualizar as etiquetas manuais tranquila e rapidamente, o retorno na economia de tempo e papel pode ser irrelevante. Portanto, em um caso assim, não seria interessante a adoção da ferramenta.

Então, você acha que as etiquetas eletrônicas para supermercados são um bom investimento para seu negócio? Comente conosco ou deixe sua opinião.

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