reduzir as filas no supermercado

3 formas inovadoras de reduzir as filas no supermercado

Um dos grandes desafios de comerciantes é reduzir as filas no supermercado. Mas nem sempre as ações convencionais são suficientes para isso, especialmente quando o movimento é muito acima do comum.

Porém, existem estratégias inovadoras que realmente funcionam para que o tempo de espera dos consumidores pela finalização das compras, o checkout, reduza.

E isso não significa exatamente eliminar a ocorrência ou o tamanho das filas, mas fazê-las andar mais rápido. Pois o consumidor prefere esperar por dois minutos sendo o quinto da fila do que esperar dez minutos sendo o segundo.

Como você perceberá, são soluções que podem exigir investimento e até mudanças em práticas da empresa. Mas o retorno ocorre em melhor funcionamento e compradores mais satisfeitos e fidelizados, o que gera mais vendas. Ou seja, é positivo.

Ficou interessado? Então, conheça essas três maneiras de qualificar o seu supermercado.

Autosserviço de pagamentos

Dar aos consumidores a possibilidade de pagarem seus produtos sem a ajuda de um funcionário reduz o tempo de permanência em filas. E também elimina os problemas com possíveis caixas fechados.

As tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e atualizadas trabalham para que os compradores possam usar scanners portáteis leitores de códigos de barras.

Para liberar o sistema, o cliente apenas precisa apresentar seu cartão-fidelidade do supermercado e pagar as compras com ele próprio ou com outro cartão de débito, crédito ou alimentação.

Além da redução do tempo de espera, uma solução desse tipo age em favor da fidelização de clientes pelo fato da necessidade de cartão-fidelidade para uso. Também, a agilidade dada ao checkout faz com que consumidores tenham preferência pelo comércio que toma menos tempo deles para o pagamento.

Conforme a empresa brasileira Consinco, uma das desenvolvedoras da tecnologia de autosserviço, a ferramenta pode reduzir em até 80% o tempo de realização do checkout.

Automação de abertura de caixas

Ter uma escala de abertura de caixas e funcionários responsáveis por eles ainda é prática que deixa compradores esperando por muito tempo. E nem sempre, quando o gerente percebe a necessidade de abrir mais unidades, tudo está pronto para ativação imediata.

Para reduzir as filas no supermercado com a automação da aberturas dos caixas, a empresa pode instalar câmeras com infravermelho na entrada e no interior do local.

Tais câmeras possuem sensores de calor e conseguem calcular a densidade de pessoas no local. Então, a partir da medição, o comércio precisa de um sistema que utilize esses resultados e dê respostas, atualizadas frequentemente, sobre o número necessário de caixas abertos para atender a demanda.

Resumidamente, as câmeras calculam o fluxo de entradas, saídas e permanência e outra ferramenta instrui a abertura e o fechamento de caixas de acordo com os números.

É claro que todo supermercado possui câmeras de segurança. Mas, sem o recurso infravermelho, elas apenas servem para fornecer imagens. Então, é necessário trocá-las — sendo que as câmeras infravermelho também servem para vigilância.

Além disso, a medição do fluxo de pessoas por infravermelho ajuda o supermercado fazer seu planograma, utilizando o mapa de calor. E caso a instalação delas para o plano de gôndola já tenha ocorrido, o primeiro passo para automatizar os caixas já está dado.

Etiquetagem eletrônica

A etiquetagem eletrônica permite ao consumidor parar no caixa apenas para realizar o pagamento, sem a necessidade de cada item ter o código de barra lido pelo identificador fixo do caixa.

O funcionamento é com leitura remota de produtos por etiquetas que permitem que isso ocorra. Então, a uma distância de até 12 metros — que pode ser reduzida — as mercadorias são contabilizadas. Quando o comprador chega ao caixa, basta ver o valor e pagar.

O recurso tem muito sucesso em seu objetivo, pois é justamente a leitura de todos os itens que faz o checkout durar mais tempo.

Já parou para pensar em como reduzir as filas no supermercado? Então, certamente viu que uma das estratégias acima pode ser a solução necessária.

Você já tentou de outras formas diminuir o tempo de espera no caixa do seu comércio? Obteve sucesso? Conte para a gente nos comentários.

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