markup e margem de lucro

Markup e margem de lucro: entenda a diferença para precificação

O preço de venda de um produto deve cobrir seu custo, as despesas fixas e variáveis e também gerar lucro à empresa. Mas o cálculo dele pode não garantir o pagamento dos gastos se os fatores essenciais e variáveis não forem inclusos.

Por isso, markup e margem de lucro devem fazer parte da conta, e não apenas um deles. Até porque não significam a mesma coisa e são números diferentes.

Entenda o que são cada um deles, o que os diferencia e como atualizar seu markup.

O que são markup e margem de lucro

A margem de lucro é quanto o supermercado tem de retorno na venda de cada produto. Ela representa o percentual de cada venda que ficará com a empresa: gerará mais patrimônio e servirá para que ela tenha recursos, sobras, para investir em crescimento e expansão.

Já o markup é um multiplicador, um número que faz o comércio finalmente chegar ao preço de venda de uma mercadoria pelo seu custo. Tecnicamente, ele é um índice que assegura ao cálculo de precificação a cobertura dos custos fixos e variáveis envolvidos e o ganho da margem de lucro atribuída.

Como markup e margem de lucro se diferenciam

A margem se baseia no preço de venda das mercadorias. Ela não leva em conta nenhum outro fator, apenas quanto em valores líquidos o comércio irá faturar — de acordo com o praticado no ramo da empresa e na venda de determinada categoria.

Enquanto isso, o markup baseia-se no custo, levando em consideração os componentes de valores de produtos para que seja calculado, inclusive a margem.

Ou seja, os cálculos de markup e margem de lucro são diferentes. E, geralmente, o cálculo da margem resulta em percentual menor a ser aplicado no produto. Por isso, o correto é utilizar ambos e ter no markup o índice que dará segurança à cobertura das despesas do supermercado e ao ganho de lucro.

Como atualizar a precificação com ambos os fatores

Como despesas fixas e variáveis se elevam com o passar do tempo, os preços de produtos também precisam ser atualizados, o que modifica o markup. Já a margem de lucro pode ser a mesma por mais tempo ou subir moderadamente, bastando mantê-la no cálculo ou atualizá-la.

Assim que todos os percentuais novos são colocados, a conta automaticamente gera o resultado adequado às mudanças ocorridas.

Exemplo de markup para um produto com custo de R$ 100:

  • Despesas fixas inclusas: 15%;
  • Despesas variáveis inclusas: 17%;
  • Lucro desejado: 15%;
  • Fórmula de cálculo: 100 – (15 + 17 + 15);
  • Conversão necessária para decimais: 1 – (0,15 +0,17 + 0,15);
  • 1 – 0,47 = 0,53;
  • Divide-se 1 pelo resultado: 1 ÷ 0,53 = 1,88. Chegamos ao índice;
  • Preço de venda: 100 x 1,88 = R$ 188.

Exemplo de atualização do markup:

  • Despesas fixas inclusas: 18%;
  • Despesas variáveis inclusas: 20%;
  • Lucro desejado: 16%;
  • 1 – (0,18 +0,20 + 0,16);
  • 1 – 0,54 = 0,46;
  • 1 ÷ 0,46 = 2,17 é o novo multiplicador;
  • Valor de venda: 100 x 2,17 = R$ 217.

Agora que você já sabe as diferenças entre markup e margem de lucro e como eles se complementam, curta a nossa página no Facebook para acompanhar atualizações de nossos conteúdos produzidos para auxiliar sua empresa.

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