tendências para o setor supermercadista

7 tendências para o setor supermercadista em 2018

Em todos os ramos reinventar-se, estar atento às novidades e melhorar a experiência dos compradores é sempre necessário. São ações essenciais para que um comércio não se torne obsoleto e perca fatia de mercado por deixar de atender aos desejos dos clientes.

Por isso, pesquisamos 7 tendências para o setor supermercadista que você precisa conhecer e explicamos como funcionam e por que precisam de atenção para sua empresa não ficar para trás neste e nos próximos anos.

Confira!

1. Pagamentos via celular

Cada vez menos as pessoas andam com dinheiro em espécie por conta da falta de segurança, da praticidade de outros meios de pagamentos e por mais motivos.

Atualmente, além de cartões de débito e crédito, já existem os aplicativos de pagamento para smartphones. E pelas mesmas razões que os cartões são largamente utilizados os aplicativos tendem a ganhar espaço nos hábitos de consumo das pessoas.

Apesar de alguns deles ainda não proporcionarem boa experiência aos usuários, existem aqueles que se destacam — ferramentas de Mastercard, Visa e Samsung — e já são usados por muitas pessoas, número que cresce diariamente.

Quanto ao funcionamento do sistema, é muito simples. Basta que o aparelho seja aproximado de uma máquina semelhante às conhecidas leitoras de cartões físicos.

2. Vendas pela internet

e-commerce para supermercados demorou um pouco mais a surgir do que as lojas virtuais que vendem produtos como roupas, sapatos e eletrônicos. Mas há alguns anos que o comércio supermercadista adotou a prática para atender a esse hábito moderno de consumo e praticado em larga escala no Brasil.

Por isso, já existem empresas que oferecem aos comércios soluções para criação e manutenção de supermercados digitais. Assim, o varejo apenas precisa se preocupar internamente com o desenvolvimento da logística, do marketing e dos meios de comunicação com clientes para vender remotamente e entregar com eficiência.

Mais do que uma tendência para o setor supermercadista em 2018, é uma grande tendência especialmente para os anos seguintes.

3. Fontes limpas de captação de recursos

Reutilizar água para limpeza de alguns locais e instalar painéis solares para o emprego de energia solar, que é ecologicamente limpa, são exemplos de ações que não chegam a ser novidades para supermercados.

Por outro lado, não eram praticadas por muitas empresas há alguns e anos e atualmente diversos comércios investem na captação limpa de recursos para suas instalações. E a propensão é que haja forte crescimento desses investimentos logo no futuro próximo.

Mas qual é o retorno desses investimentos? Ele ocorre de algumas maneiras:

  • Percepção positiva maior da marca na visão dos consumidores;
  • Em alguns casos, aproveitamento de benefícios fiscais;
  • Economia direta em despesas, como na redução da conta de energia elétrica todo mês;
  • Aumento de patrimônio, pois painéis solares e equipamentos de armazenagem e tratamento de água são ativos de um negócio.

4. Autosserviço de pagamento

Um caixa exclusivo para que as pessoas cadastradas ou que possuam o meio de pagamento exigido pagarem suas compras parando menos em filas, sem a necessidade de um funcionário disponível, é bom para os clientes.

Essa é uma das tendências para supermercados em 2018 por que já está em uso no Brasil. Ainda que poucos pontos de venda no momento empreguem a tecnologia, os consumidores já a conhecem ou pelo menos sabem que ela existe e veem vantagens no seu uso.

Vendo pelo lado do comércio, existe um retorno previamente conhecido no emprego dessa tecnologia, como na redução da folha de pagamentos e no aumento da satisfação dos compradores.

5. Engajamento de clientes

Outros ramos de atuação atuam no engajamento e na fidelização de clientes há muito tempo. Ultimamente, o varejo supermercadista começou a também investir em ações que gerem a retenção de clientes, o que aliado ao giro de compradores aumenta ainda mais as vendas.

Para engajar o público consumidor existem várias estratégias nas quais os varejistas podem investir, como:

  • Criação de uma política de descontos para novas compras de clientes;
  • Desenvolvimento de cartão próprio, mesmo que não de crédito, que ofereça vantagens no uso;
  • Ações promocionais diversas que premiam a recorrência dos consumidores;
  • Estratégia de marketing de relacionamento digital;
  • Produção de conteúdo que auxilie os compradores e responda a dúvidas deles, não focando em vendas mas os envolvendo e os fazendo comprar por consequência.

6. Adição de serviços

Com quase trinta anos atuando em consultoria e pesquisas no ramo supermercadista, o Grupo Gouvêa de Souza, um dos líderes da área no país, revelou em pesquisa que 90% dos consumidores veem vantagens em encontrar serviços adicionais nos supermercados, além de produtos à venda.

Obviamente, não é algo tão simples remodelar as instalações do ponto de venda para adicionar serviços, mas é possível incluir algumas opções que demandam menos infraestrutura, como caixas eletrônicos e entrega de compras.

Por outro lado, o negócio que pensa em abrir uma nova loja deve levar em conta tal comportamento de consumo e já projetar as novas filiais para atendê-lo.

Não é á toa que hoje em dia os investimentos em novas lojas com serviços adicionais ou verdadeiros centros comerciais são feitos em escala maior do que antigamente tanto por pequenas quanto por grandes redes e seus parceiros prestadores de serviços.

7. Business Intelligence (BI)

BI é uma solução de coleta e análise de dados em níveis avançados sobre fatores internos e externos da empresa para geração de respostas aos gestores, no intuito de tomarem decisões mais assertivas e rapidamente.

Com sua aplicação, especialmente se o negócio buscar uma solução voltada ao varejo, é possível analisar pontos importantes como:

  • O mapa de calor dos consumidores dentro do supermercado;
  • Perfil dos compradores para desenvolvimento de ações promocionais e de relacionamento na internet;
  • Indicadores de consumo que ajudam o comércio a aumentar as vendas;
  • Indicadores de fatores externos que impactam a empresa.

Agora que você está a par dessas tendências para o setor supermercadista avalie a possibilidade de acionar algumas delas no seu comércio para ter melhores resultados à frente. E se conhece outra novidade para o ramo ou ficou com dúvidas, deixe seu comentário no espaço abaixo.

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