otimizar processos no restaurante

Como otimizar processos no restaurante? Saiba agora!

Entre as diversas responsabilidade de gerir um estabelecimento está a de otimizá-lo para se extrair o melhor de funcionários e recursos financeiros e materiais.

Otimizar processos no restaurante significa converter os custos em investimentos, garantir produtividade e eficiência e elevar a lucratividade. Tudo isso prezando pela qualidade dos pratos e do serviços oferecidos aos clientes.

Pensando nisso, preparamos este post com práticas e técnicas eficientes para otimização de estabelecimentos. Acompanhe-nos e veja como adequá-las ao seu negócio.

Estabelecer e comunicar fluxos de trabalho

O primeiro passo para se ter um estabelecimento otimizado é organizar fluxos de trabalho e gerenciar as pessoas de modo que se encaixem neles. Do contrário, os funcionários ficam perdidos, sem liderança e caminho a seguir, precisando da presença constante do responsável para que haja funcionamento produtivo.

Ademais, quando se tem processos predefinidos também é mais fácil implementar novas ferramentas e integrar funcionários contratados. E tudo isso age em favor da produtividade e do melhor aproveitamento dos recursos materiais e financeiros.

Utilizar a metodologia Kanban

A palavra japonesa Kanban remete a sinalização, para monitoramento de procedimentos do início ao fim por parte de funcionários e gestores. O funcionamento é baseado em formas de demonstrar o andamento de um fluxo de trabalho dividido em etapas.

O sistema se popularizou nos anos 1960, sendo colocado em prática pela gigante montadora de carros Toyota. Desde lá, empresas de todos os ramos vêm utilizando a metodologia para otimização de tarefas e aumento de produtividade.

Para otimizar processos no restaurante, diversas aplicações da Kanban podem ser feitas. Por exemplo, durante a abertura ao público, o espaço dos pedidos pode ser dividido em três colunas:

  • Em espera;
  • Sendo preparado;
  • E pronto.

Assim, basta que os garçons posicionem os pedidos feitos na primeira e que os profissionais da cozinha troquem as comandas de coluna conforme iniciarem e concluírem os pratos.

Implementar e manter o uso de fichas técnicas

As fichas técnicas dos pratos padronizam não só os procedimentos de preparo deles, mas também as quantidades de ingredientes a serem utilizados. Por isso, além de auxiliarem nas tarefas mais importantes da cozinha, ajudam a evitar os desperdícios e a controlar os custos do estabelecimento.

Agora, imagine que um novo cozinheiro é contratado. Com as fichas, ele pode já começar a trabalhar sem supervisão constante e entregando refeições conforme a qualidade e as receitas estabelecidas pelo negócio.

Automatizar procedimentos manuais

Cada vez mais ferramentas úteis de automação de processos em restaurantes são lançadas no mercado. São softwares especializados para esses estabelecimentos, criados com o cuidado de atenderem a suas necessidades específicas.

Nem sempre é preciso automatizar exatamente todas as tarefas, pois algumas funcionam bem manualmente e não exigem gastos com contratação de ferramentas.  Porém, há outras que podem ser automatizadas para otimizar processos no restaurante, o que acaba sendo um investimento.

Por exemplo, é possível contar com um emissor de cupons fiscais com sistema de cobranças que possibilite realizá-las nas mesas. Consequentemente, eliminam-se as filas em caixas, unem-se tarefas em ferramenta única e ambas são agilizadas.

Já pensou em otimizar processos no restaurante com essas ou outras estratégias? Comente conosco ou contribua com suas próprias dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *