logistica integrada no supermercado

Logística integrada no supermercado: o que é e como aplicar

Os processos logísticos são parte fundamental das operações de base do comércio, inclusive impactando nas vendas. Diante dessa realidade, é muito importante qualificar continuamente esses processos. E o que muitos gestores estão fazendo para isso é implementar a logística integrada nos supermercados.

Apesar de ter semelhanças com a logística feita tradicionalmente, a integrada é mais completa, eficiente e gera uma série de benefícios quando comparada ao modelo mais antigo.

Quer garantir esses benefícios ao seu varejo? Entenda mais sobre a integração na logística e como aplicá-la.

O que é a logística integrada

Integrar a logística é fazer a integração dos diversos processos e setores responsáveis pela cadeia logística do supermercado — da origem dos produtos até as vendas. É gerir toda essa cadeia, com diferentes etapas e envolvidos, de forma estratégica em prol de objetivos intermediários e finais.

Sendo assim, a logística integrada envolve também o setor de compras, por exemplo, pois ele faz parte do conjunto de atividades que supre as demandas do comércio.

Resumidamente, é um conceito mais abrangente que o da simples logística, que tradicionalmente dizia respeito apenas a movimentações e armazenamento de itens. Ou seja, a logística deixou de ser quase totalmente operacional, passando a ser também estratégica, para ganhar eficiência e gerar resultados.

Consequentemente, o mesmo ocorreu com os profissionais envolvidos. Antes, era importante que eles fossem eficientes em suas tarefas. Agora, o ideal é que conheçam também as outras etapas e os objetivos do processo no geral — entendam a estratégia.

Logística inbound: a principal área da logística integrada no supermercado

Apesar de o conceito ser apenas um ele divide-se em algumas áreas, que referem-se especificamente a processos logísticos que têm diferentes objetivos.

A logística inbound, entre elas, é a área que trata dos procedimentos que suprem o comércio, incluindo todas as ações do setor de compras e o relacionamento com fornecedores. Sendo assim, é essa área a responsável por aspectos como:

  • Fechamento das melhores parcerias comerciais;
  • Redução de custos em compras e fretes;
  • Bom relacionamento com fornecedores;
  • Garantia da qualidade;
  • Eficiência operacional no atendimento à demanda do varejo, também em relação às atividades internas pós-compra, como armazenamento e reposições.

Como implementar a logística integrada no supermercado

Alinhar comunicação e compartilhamento de dados

Para que funcione, esse modelo logístico precisa de alinhamento na comunicação entre os diversos profissionais envolvidos e compartilhamento de informações. E isso inclui importantes agentes externos: os fornecedores.

É importante também que esse compartilhamento seja feito em tempo real. A demora da chegada de uma informação pode permitir que um profissional de outro setor tome determinada decisão com margem de erro por não ter todos os dados existentes à disposição.

Os repositores por exemplo, precisam manter relatórios de suas atividades com totais e datas e compartilhar os números com os compradores. Estes últimos, em suas responsabilidades, têm de utilizar tais informações para programarem suas compras e serem mais eficazes em negociação e suprimento de itens.

Seguindo, o setor de compras, tendo estabelecido sua programação, precisa comunicar os fornecedores para que eles atendam ao supermercado conforme suas necessidades.

Estabelecer indicadores

Os indicadores de desempenho são os critérios que possibilitam avaliar o sucesso do processo logístico geral.

Por exemplo, o lead time é o indicador que mede o tempo que o supermercado leva para suprir uma demanda, da primeira ação do setor de compras à chegada dos produtos. Já o indicador de pedidos perfeitos mostra o percentual dos pedidos que chegam sem nenhuma avaria ou problema no processo.

São quesitos e números que mostram como está funcionando a logística integrada e o que deve ser corrigido. Além disso, auxiliam no acompanhamento das metas.

Estabelecer metas

Caso o tempo de reposição (lead time) não seja satisfatório, a meta de redução tem de ser estabelecida. Mas se o problema for alto índice de pedidos imperfeitos, é preciso estabelecer o objetivo de zerá-lo.

Ademais, outras metas podem ser definidas sem que tenham origem na análise dos indicadores, sendo previamente estabelecidas e tendo indicadores escolhidos para o acompanhamento.

Aplicar alinhamento, indicadores e metas às atividades logísticas

Geralmente, o fluxo logístico de um supermercado abrange as seguintes atividades:

  • Planejamento de demanda;
  • Processamento e programação de pedidos;
  • Recebimento e conferência;
  • Armazenagem;
  • Manuseio;
  • Vendas;
  • Reposições;
  • Realização de inventários.

Sendo assim, para melhorar esse fluxo, logo no planejamento da demanda já é necessário fazer os alinhamentos citados.

Por exemplo, para este caso, é integrar dados de gerência de vendas, profissionais de estoque e setor de compras.

Consequentemente, esse conjunto de informações e profissionais gera melhor previsão de qual será a demanda para o período considerado. Logo, os compradores programam melhor os pedidos e os fornecedores são comunicados de forma a atender as necessidades da empresa.

Para o seguimento do fluxo, o comércio fica mais organizado para receber as compras e agiliza a conferência, pois anteriormente as chances de receberem pedidos imperfeitos foram reduzidas.

5 benefícios de aplicar a logística integrada no supermercado

Dezenas de benefícios pode ser percebidos com a implementação, mas vamos citar agora apenas cinco — os mais importantes e que são percebidos no curto prazo.

Aumento da eficiência interna e externa

O que é planejado e previsto tende a ser melhor executado. É a relação de causa e consequência refletida por esse processo logístico no setor de compras e na relação com fornecedores.

Pela riqueza de informações detalhadas e trocadas de forma ágil, os compradores conseguem ser exatos em suas aquisições. Quanto aos fornecedores, passam a atender melhor a empresa por conhecerem sua agenda de compras e receberem os pedidos de forma programada.

Ganho de vantagem competitiva

Os pilares da administração de qualquer negócio, independentemente do tamanho, são pessoas, processo e produto. E aplicar a logística integrada no supermercado por si só é ter um bom processo.

Assim, a partir da implementação correta o comércio extrai o melhor da força de trabalho das pessoas e garante o oferecimento e a qualidade dos produtos.

Adicionalmente, com as operações de base bem estruturadas, cabe aos profissionais de vendas e marketing encerrarem o ciclo de efetividade e resultados do varejo.

Maior controle sobre processos

O registro de números, a análise de indicadores e o estabelecimento de procedimentos são fundamentais para o controle do fluxo de trabalho. Além de facilitarem a medição da eficiência de profissionais e atividades, auxiliam os gestores a acompanharem as etapas e identificarem possíveis falhas.

Redução de custos

Naturalmente, manter os recursos humanos e materiais exige gastos. Mas estabelecer bons procedimentos possibilita reduzi-los ou gerar retorno maior a partir dos mesmos custos com profissionais e ferramentas, o que significa aumentar a lucratividade das vendas.

Melhoria da estrutura organizacional

Dois benefícios que citamos acima, o melhor controle dos processos e o aumento da eficiência, são consequências diretas de uma melhor estrutura organizacional.

Por outro lado, uma estrutura desorganizada pode causar retrabalho por erros em tarefas feitas de forma atribulada — chegando à ruptura de estoque. Já um ambiente organizado, por exemplo, permite que os compradores negociem previamente, consigam bons prazos e condições e sempre atendam à demanda dos consumidores.

Um dos principais fatores para o funcionamento da logística integrada no supermercado é a boa gestão das mercadorias. Então, antes de aplicar novos processos logísticos, baixe o nosso guia gratuito da implementação do gerenciamento por categorias no varejo.

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