estoque parado

Estoque parado: como movimentá-lo e não desperdiçar dinheiro

Possuir estoque para vendas previstas e ainda um volume de segurança é sempre necessário. Mas o supermercado não pode ter excessos, pois estoque parado significa dinheiro parado, que desvaloriza e gera custos adicionais.

Por imprevistos ou até erros internos, isso pode acabar acontecendo. Então, é preciso que a gerência se planeje para dar saída aos itens estacionados não deixar o comércio ter prejuízo.

Mesmo tomando os cuidados necessários seu comércio ficou com mercadoria represada? Então, saiba agora como movimentar os itens em excesso, como evitar que aconteça, quais gastos adicionais são evitados com a prevenção e como contar com a ajuda de fornecedores para isso.

Como movimentar o estoque parado

Atrair mais clientes é preciso, mas o supermercado pode dar saída aos excessos aproveitando logo o movimento já existente entre as gôndolas.

Faça embalagens econômicas

As embalagens econômicas, ou combos, unem algumas unidades do mesmo produto ou uma série de itens relacionados para venda conjunta. Nisso, o preço de cada mercadoria individualmente é reduzido para os clientes, os que influencia a comprar.

A prática funciona não apenas porque impulsiona as vendas com apelo em preços, mas também porque cada venda realizada gera a saída de mais itens por vez. Assim, além de aumentar o ticket médio, a prática dá vazão mais rápida ao estoque.

Destaque os produtos parados na ponta de gôndola

Nem sempre os consumidores percorrem corredores inteiros ou prestam atenção neles completamente, mas sempre passam pelas suas pontas para adentrar a eles. Portanto, vale à pena reorganizá-las para destacar mercadorias que estão estacionadas e um preço promocional para elas.

Ofereça amostras grátis

Sendo possível oferecer amostra grátis ou degustação dos produtos, isso deve ser feito para influenciar as pessoas a comprarem.

É mais fácil que alguém compre algo que foi provado, principalmente se a opinião for positiva, nem mesmo que seja uma compra por impulso movida pelo momento da degustação. É a lógica do test-drive, o que concessionárias de carros fazem e funciona para vender produtos muito mais complexos e que partem de R$ 30 mil.

Como evitar o estoque parado

Faça acordos com fornecedores

O bom relacionamento com os fornecedores pode ajudar o supermercado a evitar mercadorias represadas por meio de acordos, até mesmo formalizados em contratos de parcerias comerciais.

Nos acordos, o comércio pode ter a opção de trocar produtos parados por outros itens da mesma distribuidora e que terão saída ou até de retornar os lotes não perecíveis e ficar com crédito para próximas compras.

De outra forma, investindo em uma técnica mais avançada e focada em resultados, o varejo pode acordar com fornecedores verbas de mídia, materiais ou infraestrutura de propaganda. Assim, além de não precisar movimentar o estoque parado entre as empresas, o supermercado consegue vender aqueles produtos e até fazer novos pedidos aos fornecedores.

Programe as compras

As compras programadas servem tanto para evitar a falta de estoque quanto para a aquisição de volume na medida correta.

Para isso, o setor de compras precisa visualizar o histórico de entradas e saídas dos inventários considerando o perfil dos clientes que têm e ainda o período do ano, pois existem momentos de baixa e sazonalidades.

Gerencie os prazos de validade pelo sistema PEPS

PEPS é a sigla para primeiro que entra, primeiro que sai.

O método elimina as chances de produtos perecerem e saírem do prazo de validade enquanto estão armazenados. Basta que o setor de armazenamento fique organizado ou sinalizado de forma que os funcionários saibam o que entrou primeiro e o que entrou por último.

Quanto à realização de compras, saber rapidamente que o primeiro, segundo ou até terceiro lote que entrou ainda não saiu faz com que novas compras que causariam excesso não sejam feitas.

Quais são os custos aumentados pelo estoque parado

A manutenção do estoque sempre gera gastos, dos quais nenhum supermercado pode fugir. Mas se as vendas ocorrem e o estoque gira, eles acabam sendo investimentos com retorno.

Porém, quando o estoque acaba ficando parado o lucro é reduzido, pois os custos aumentam e, dependendo do caso, podem anular a lucratividade dos produtos represados quando vendidos.

Despesas com pessoal

São os salários dos mais diversos profissionais envolvidos em atividades como armazenamento, reposição, realização de compras e gerenciamento de funcionários assistentes e números.

Com volume estacionado na área de estocagem, a desorganização pode começar a ocorrer junto à redução de demanda. Consequentemente, os funcionários ficam ociosos ou improdutivos, o que deixa seus salários mais caros pelo fato de gerarem menos retorno.

Espaço físico

Cada metro quadrado da área de armazenamento estoca determinado valor em mercadorias. Sendo assim, se um metro tem rotatividade de produtos, o valor que ele estoca é maior e seu aproveitamento significa mais lucro.

Por outro lado, se há muitos lotes parados, o mesmo valor de estoque será armazenado pelo espaço físico por mais tempo, tornando-se mais caro. Isso porque o espaço também gera gastos com manutenção, como:

  • Limpeza;
  • Organização;
  • Refrigeração
  • Água;
  • Energia elétrica;
  • Possivelmente aluguel.

Custo de oportunidade

Esse custo, em qualquer ramo, significa o que se deixa de ganhar em outra determinada ação pela decisão que foi tomada e resultou na ação feita.

No caso do estoque represado o custo de oportunidade pode ser, por exemplo, o dinheiro que se deixou de faturar em outros produtos com menos volume e mais giro que poderiam ser comprados. Ou seja, é o quanto se perdeu não aplicando o capital de giro em outra oportunidade, mas sim nas mercadorias que estacionaram e encareceram.

Custo de risco

Diz respeito ao dinheiro que pode ser desperdiçado pela depreciação do estoque — a desvalorização de mercadoria armazenada —, pela passagem de prazos de vencimento e até por furtos internos.

Em resumo, é o dinheiro que pode ser perdido, além daquele já gasto na compra dos produtos, em determinadas situações potencializadas pela ocorrência de estoque parado. São riscos também existentes quando o estoque gira, mas que são elevados e tornam-se mais caros quando há mercadorias estacionadas.

Seu supermercado sofre com esse problema, já conseguiu resolvê-lo ou precisa de um fornecedor que o ajude nessa questão? Deixe seu comentário abaixo ou diga como podemos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *