curva ABC

Curva ABC: o que é e como aplicar no supermercado

Quem trabalha em supermercado sabe que o estoque precisa ser bem gerenciado. É preciso conciliar a data de validade dos produtos com a demanda dos clientes. Assim, evita-se a perda de mercadorias e garante-se estoque necessário à cobertura das vendas. E como fazer isso? A curva ABC é a resposta.

A ideia dessa ferramenta gerencial é administrar bem os itens armazenados para reduzir custos, otimizar o processo de vendas e aprimorar a logística. É um método que adapta-se às necessidades dos supermercados e tende a gerar resultados muitos positivos quando bem aplicado.

É por isso que neste post vamos apresentar o conceito da metodologia, seus objetivos e como implementá-la nos procedimentos diários.

O que é a curva ABC?

A técnica classifica os itens conforme a importância ou impacto que eles têm nas vendas do supermercado. A finalidade é evitar a perda de produtos prioritários e identificar aqueles que precisam ser vendidos mais rapidamente.

Ao mesmo tempo, a metodologia possibilita criar um gráfico que ajuda a definir o mix ideal de produtos do negócio a partir de 3 fatores: quantidade, valor agregado e margem líquida por mercadoria. Então, esses dados determinam as estratégias de exposição e promoção com o intuito de elevar faturamento e ticket médio que geram.

Quanto ao nome, a sigla ABC deriva do seguinte sistema de categorização de itens:

  • A: são os produtos prioritários, que merecem atenção devido ao valor que possuem. Geralmente, representam 20% do volume estocado, mas correspondem a 80% da quantia armazenada;
  • B: são itens que demandam mais cuidados e também são valiosos para o supermercado. Costumam representar 30% dos produtos mantidos, correspondendo a 15% do valor em estoque;
  • C: são as mercadorias com baixa prioridade e que pouco impactam o negócio. Estão presentes em maior quantidade, geralmente 50% do total, mas representam somente 5% do valor estocado.

Devido a essa classificação, essa técnica também é chamada de princípio 80/20.

Quais são os objetivos de aplicar esse método?

A ideia de classificar os produtos conforme sua importância é direcionada para a gestão de estoque. A categorização pode ser feita conforme diferentes variáveis, como proporção sobre o faturamento, giro, custo dos itens armazenados, margem de lucro e outros parâmetros.

Diante disso, diversas vantagens podem ser obtidas pelo varejo que o aplica, como as que mostraremos agora.

Facilidade para priorização de itens

A representação, até mesmo visual, facilita a identificação dos itens mais importantes. A compreensão dos produtos mais valiosos oferece uma estratégia de negócio mais acertada e voltada para as categorias essenciais.

Por exemplo, você pode perceber que o seu supermercado tem um impacto maior com as carnes e mercadorias importadas. Com isso, pode monitorar as datas de validade e, se necessário, fazer uma promoção para vender os itens mais rapidamente.

Perceba que, a partir da priorização, é possível adequar os fluxos de entrada e saída para cada item comercializado.

Redução de riscos

O entendimento dos itens de classificação A – que têm maior impacto e valor – permite analisar o risco aos quais o supermercado está exposto.

Caso os produtos sejam fornecidos por apenas um fornecedor, em hipótese, a empresa está sujeita a perdas na capacidade de estoque se ocorrer um imprevisto. Para evitar essa situação, é preciso procurar outros parceiros qualificados.

Maior controle

A curva ABC identifica os itens com maior saída e, a partir dessa verificação, permite cruzar os dados de vendas, estoque e compras para analisar se os setores estão alinhados. É dessa maneira que se consegue atender à demanda dos clientes sem manter uma quantidade muito grande de itens armazenada.

Imagine que seu supermercado tem um estoque maior de três produtos específicos, mas o com maior procura é um quarto item. Nesse caso, tal item tem importância maior e precisa ser mantido em estoque em quantidades maiores.

Redução do desperdício

A análise de todos os itens armazenados permite diminuir os custos com desperdícios pelo reconhecimento daqueles que merecem mais atenção, propiciando um controle de estoque mais preciso.

Como consequência, há otimização dos processos e elevação da margem de lucro a partir de resultados diferenciados.

Como implantar a curva ABC no supermercado?

O método pode ser aplicado no supermercado com a análise do negócio. Deve-se reconhecer os itens mais vendidos e que têm impacto maior no faturamento.

Para ajudá-lo com a tarefa fizemos um passo a passo de implementação.

1. Liste os itens

Na primeira etapa é necessário detectar todos os itens armazenados.

Faça uma lista dos preços unitários, valor total, quantidade de cada produto e descrições. Sendo possível, o que é ainda melhor, obtenha um relatório personalizado de seu sistema de gestão.

2. Reorganize o valor total

O próximo passo é ordenar os produtos a partir dos mais valiosos para aqueles que possuem menor valor. Para ficar mais claro, imagine que seu supermercado apresenta os seguintes dados:

  • 100 produtos X a R$ 50 cada;
  • 200 produtos Y a R$ 35 cada;
  • 700 produtos Z a R$ 20 cada;
  • 300 produtos W a R$ 40 cada;
  • 50 produtos V a R$ 90.

Com essa catalogação, multiplique a quantidade pelos valores para chegar ao resultado e ordená-los do maior para o menor. Veja:

  • Z: R$ 14 mil;
  • W: R$ 12 mil;
  • Y: R$ 7 mil;
  • X: R$ 5 mil;
  • V: R$ 4,5 mil.

3. Contabilize o valor acumulado

Nesse momento, a ideia é somar os valores obtidos anteriormente para verificar o acumulado. A recomendação é – no caso do exemplo – somar o valor de Z ao de W. O resultado é adicionado ao de Y e assim por diante.

Na prática, funciona da seguinte forma:

  • Z: R$ 14 mil;
  • W: R$ 26 mil (14 + 12);
  • Y: R$ 33 mil (26 + 7);
  • X: R$ 38 mil (33 + 5);
  • V: R$ 42,5 mil (38 + 4,5).

A soma é necessária para realizarmos o cálculo a seguir, que revela os percentuais individualizados perante o total.

4. Verifique as porcentagens de cada item

O resultado obtido deve ser transformado em percentual. O objetivo é identificar a importância e impacto de cada item em relação ao seu estoque.

No exemplo temos:

  • Z: 33%;
  • W: 28%;
  • Y: 16,5%;
  • X: 12%;
  • V: 11%.

5. Categorize os produtos em A, B e C

A porcentagem de cada item e os valores calculados ajudam a chegar á categorização. No caso do exemplo, percebe-se que os produtos da categoria A são Z, W e Y. A mercadoria X, penúltima, é da classificação B e a V, última, está presente na classificação C.

Tenha em mente que, de modo geral, a distribuição é 80/15/5. Com isso, é possível tomar decisões mais rápidas e precisas. É o caso dos itens A e B, que devem ter seu estoque de segurança reduzido para evitar riscos.

Além disso, observe que cada negócio tem uma classificação diferenciada. Por isso, é preciso adaptar esse modelo aos itens que você tem no estoque do seu supermercado.

Agora que você sabe como funciona a curva ABC, que tal aplicá-la no seu negócio? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdo em seu e-mail.

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