carga completa

Frete com carga completa ou fracionada: como escolher o melhor

Fazer um pedido é só a primeira parte do processo de compras do supermercado. Depois que os produtos são definidos e o preço do fornecedor é aceito, o setor responsável precisa pensar na melhor forma de receber as mercadorias. Nisso, uma das escolhas é entre carga fracionada a carga completa.

Geralmente, a escolha entre os dois tipos de carga influencia nos custos, na segurança dos itens e no tempo de entrega. Por isso, a empresa tem de ter critérios de avaliação e escolha do processo.

Neste post, vamos mostrar a diferença entre as cargas e os principais quesitos a serem observados antes da tomada de decisão.

O que é a carga fracionada

O fracionamento ocorre quando o espaço de carga de um caminhão dividido entre lotes de diferentes destinatários.

É o que ocorre quando uma transportadora, ou a própria empresa que vende produtos a um supermercado, tem pedidos que não completam o compartimento de carga de um caminhão. Então, essa empresa carrega uma carga fracionada entre diversos clientes para diferentes destinos em um veículo só.

O que é a carga completa

Quando o compartimento de carga do caminhão é todo ocupado por mercadoria de apenas um destino se tem a carga completa. Significa que o supermercado comprador sozinho completou a capacidade de um veículo com um ou mais pedidos feitos ao atacado ou à indústria.

Quando escolher a carga fracionada

Em pedidos pequenos

Compras menores, que não chegam a completar o compartimento de carga de um caminhão, têm o transporte mais barato na carga fracionada. Pois pagar o valor integral do frete de um veículo que suporta seis toneladas mas utilizar espaço para apenas três significa desperdício de dinheiro.

Em compras não urgentes

Mesmo que seja um pedido grande, o supermercado pode esperar pela alocação da carga em veículo fracionado se não houver necessidade de recebimento rápido dele. Mas isso apenas é possível quando a empresa tem as compras bem planejadas.

Quando escolher a carga completa

Em compras urgentes

Diferentemente do que ocorre na carga fracionada, a exigência da carga completa torna o supermercado solicitante o único destino do veículo. Consequentemente, a menor rota torna a chegada dos itens mais rápida.

E ainda que o pedido urgente não seja suficiente nem para encher o compartimento de um pequeno caminhão, pode ser a única saída para não faltar produtos nas gôndolas. Por fim, a despesa adicional com o frete ainda pode ser menor do que o impacto causado pela ruptura de estoque.

Em compras volumosas

Qualquer pedido com potencial para completar um veículo pode ser transportado em carga completa pelos seguintes motivos:

  • Não há desperdício pois o espaço pelo qual se paga é totalmente utilizado;
  • A entrega é mais rápida pela rota única;
  • Os produtos são manuseados apenas no carregamento e no descarregamento, o que reduz as chances de ocorrerem extravios.

Na apresentação de condições favoráveis em compras

Atacados e indústrias às vezes oferecem transporte gratuito ou desconto quando o supermercado aumenta o pedido para utilizar a carga completa.

É claro que essas condições somente não podem servir de fatores decisórios para as compras. Porém, se o produto em questão gerar certeza de que o estoque acrescentado não será perdido ou ficará bastante tempo parado, é vantajoso aproveitá-las.

Agora que você sabe quais situações tornam a carga completa ou a carga fracionada mais vantajosa, saiba definir a responsabilidade dos fretes optando entre CIF e FOB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *